Após ser sancionada a lei que torna obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias, 70% dos motoristas ainda não têm esse hábito. Mas, a aplicação de infração mesmo só irá valer no começo do mês de julho.
A cada dez motoristas, sete ainda não usam o farol, segundo pôde constatar a reportagem do Agência14News em verificação nas rodovias Marechal Rondon e Gastão Dal Farra, região decBotucatu.
Carros principalmente não respeitam a lei. Já os caminhões e ônibus estavam usando esse dispositivo.
O locutor Pedrinho Gobbo que trabalha em Botucatu e São Manuel disse que precisou viajar para São Paulo e se lembrou de usar os faróis baixos, ato que está virando obrigatório.
“Eu já dirigia normalmente com farol baixo antes. Era acostumado. Mas a maioria dos motoristas não estava usando o farol”, disse Pedrinho Gobbo.
“Veículos que transitam de dia com o farol baixo aceso têm 15% menos risco de se acidentarem. São 60% mais visíveis e possibilitam serem vistos, pelo condutor no sentido contrário, a uma distância de 3 km”, disse João Moretto, especialista em legislação de trânsito em Botucatu.
A partir de julho, o condutor que não usar o farol baixo poderá ser punido com multa de R$ 85,13, valor que será reajustado já em novembro, para R$ 130,16, infração de natureza média e 4 pontos em sua Carteira de Habilitação.
O especialista sugere que o farol seja usado também na cidade, apesar de a lei só obrigar que o farol esteja acesso durante o dia em veículos maiores, como os ônibus e vans.