26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Atividades na Semana de Prevenção e Combate a Hipertensão em Botucatu

Conforme Lei Municipal 5.300, de outubro de 2011, a última semana de abril em Botucatu é dedicada à Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O objetivo é conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento da doença, que mata cerca de 300 mil brasileiros por ano, isto é, 820 pessoas por dia. Só em Botucatu estima-se que 21,4% da população, ou seja, 21.274 pessoas acima de 18 anos, sejam hipertensas. 

Neste sentido, a Secretaria da Saúde de Botucatu, através do Setor de Educação e Comunicação em Saúde (SEDUCS), Fundação UNI, todas as unidades e serviços de saúde do Município, em parceria ainda com a Abah (Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso), Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (Liga da Hipertensão, Liga do Rim e Liga do Coração), Instituto de Biociências da Unesp (curso de Nutrição), e a Faculdade Marechal Rondon (curso de Enfermagem e Farmácia),  desenvolverão  atividades diversas  no período de 24 a 28 de abril. 

Na segunda-feira (24) haverá sessão especial na Câmara Municipal com palestra sobre o tema. Outra palestra será promovida na quarta-feira (26), às 20 horas, no Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis” (Rua Prof. Armando Ognibene, Nº 690 – Jardim Brasil). Na quinta-feira (27) a Orquestra Acadêmica da Unesp fará um concerto no Teatro Municipal, a partir das 20 horas. 

Na sexta-feira (28) um estande será montado no Shopping Botucatu, das 10 as 22 horas, com a presença de profissionais de saúde e alunos, prestando informações, esclarecendo e também realizando a aferição da pressão arterial.  Além disso, durante toda a semana, os postos de saúde e serviços desenvolverão este tema em todas as atividades e grupos com a população.
 
Sobre a doença
A hipertensão arterial é uma das doenças com maior prevalência em todo o mundo e acontece quando há uma elevação persistente da pressão arterial. Essa determinação é feita a partir de um profissional qualificado, com aparelho calibrado e em duas medições. Trata-se de uma enfermidade silenciosa. Isso significa que sua ausência de sintomas pode complicar o diagnóstico precoce. Dessa maneira, muitas vezes, a doença só é descoberta quando há complicações severas. 

O aumento da pressão arterial não possui apenas uma causa, por isso, pode ser proveniente de diversos fatores, entre os quais: o sedentarismo, obesidade, sobrepeso, ingestão de sal em excesso, e até mesmo se for uma doença comum na família. Estima-se que, 35% da população brasileira, acima de 40 anos, esteja hipertensa. Se não tratada e controlada, a doença pode causar desde Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras complicações, podendo levar até ao óbito.
 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes