19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Atividades de diagnóstico marcam Dia Mundial de Combate ao Diabetes

A Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (ABAD), com apoio da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado estadual Fernando Cury, promove neste sábado (12), um evento em comemoração do Dia Mundial de Combate ao Diabetes.

A atividade, realizada há 24 anos na cidade, acontece na Praça Emílio Pedutti (Praça do Bosque), e tem o objetivo de prevenir a doença, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge no país cerca de 16 milhões de pessoas.

O encontro irá oferecer para a população de Botucatu diversos tipos de exames, como medição da glicemia (taxa de açúcar no sangue), pressão arterial, índice de massa corpórea, diagnóstico do pé diabético e avaliação da acuidade visual (saúde dos olhos). Além disso, profissionais de educação física e massoterapia ministrarão alongamento, exercícios físicos e também massagem e relaxamento corporal. A expectativa dos organizadores é que sejam feitos cerca de 600 exames para o diagnóstico do Diabetes.

Segundo o presidente da ABAD, Nívio Michelin, muitas pessoas acabam descobrindo que têm a doença ao participarem do evento. “Elas descobrem o diabetes nesse evento, através dos exames oferecidos. E esse é justamente o nosso foco, diagnosticar e já começar a prevenir complicações da doença. Vamos também orientar o portador quanto ao controle correto do nível de glicemia, que deve estar entre 90 e 110, para que este tenha uma vida normal”, afirma Nívio Michelin.

Para o deputado Fernando Cury, eventos como esse permitem que a população tenha todas as informações sobre a doença. “Será uma programação completa, das 9 às 13 horas, com todas as atividades gratuitas. Não tenho dúvida que esse contato entre os profissionais e as pessoas que participam do evento é fundamental para dar mais clareza ao assunto, possibilitando o esclarecimento de dúvidas e inclusive como prevenir a doença, e caso haja o diagnóstico do diabetes, no local mesmo é possível saber como é o passo a passo do tratamento. O combate ao diabetes é uma das ações principais do meu trabalho, tanto que motivou a criação de uma Frente Parlamentar”, destacou.

Um aliado no combate ao diabetes

Sensibilizado com a causa, já que convive com a doença em sua família, o deputado estadual Fernando Cury colocou como uma das primeiras metas de seu mandato, iniciado em março do ano passado, o combate ao diabetes. Sua primeira grande ação nesse sentido foi a criação, na Assembleia Legislativa do Estado do São Paulo, da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, lançada em junho de 2015. Os trabalhos são coordenados por ele, com a participação de outros 39 parlamentares.

Entre as ações da Frente, estão programadas reuniões setoriais com objetivo de diagnóstico e apuração das demandas em relação ao tratamento do diabetes, os entraves legais e políticos existentes e o desenvolvimento de ações corretivas. Também serão realizadas reuniões deliberativas para propor as alterações necessárias nas políticas públicas de combate ao diabetes, mediante o diagnóstico levantado pela Frente, e produzir medidas eficazes para o tratamento da doença.

“O diabetes é um tema que sempre me preocupou. Ouvi diversos relatos sobre os transtornos ocasionados pela doença, mas meu envolvimento maior surgiu quando o diabetes apareceu dentro de casa. Minha sobrinha Beatriz, atualmente com oito anos de idade, recebeu o diagnóstico aos quatro anos. Desde então, pude acompanhar de perto a difícil rotina imposta a todos os diabéticos e seus familiares para aprender a lidar com a doença”, destaca o parlamentar.

Caravana Azul – Para expor a atuação da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes e a importância da participação da sociedade por meio de políticas públicas que ofereçam mais conforto e qualidade de vida aos portadores da doença, Fernando Cury tem promovido a Caravana Azul. Nos últimos meses, acompanhado de sua equipe, percorreu diversas regiões do Estado de São Paulo apresentando o trabalho da Frente Parlamentar e ouvindo a população.

Corrida Azul – No próximo dia 20 de novembro, a partir das 8 horas, será realizada em Botucatu a 1ª edição da “Corrida Azul” – Diabetes Run -, evento que além de reunir atletas de Botucatu e região, tem como objetivo trazer uma importante mensagem à população botucatuense: o combate ao diabetes. A prática esportiva é uma das principais maneiras de se prevenir a doença.

A Corrida Azul terá largada e chegada na Avenida do Novo Fórum. A organização é da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, e Caçula Cell, com apoio da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado estadual Fernando Cury, Associação dos Corredores de Botucatu (ACOB) e da Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (ABAD).

Os participantes poderão percorrer o trajeto de três maneiras, com distâncias distintas: caminhada de 3 km, corrida de 6 km ou corrida de 12 km.

Inscrições gerais -. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro, ou até que os kits se esgotem, pelo site da Runner Brasil (www.runnerbrasil.com.br), na sede da ACOB ou em uma das lojas da Caçula Cell (Centro ou Vila dos Lavradores). Os kits devem ser retirados nos dias 18 e 19 de novembro de 2016, das 9 às 17 horas, na Estação Ferroviária de Botucatu.

Inscrições para portadores de diabetes – Os portadores de diabetes devem se inscrever diretamente na sede da ABAD e os kits devem ser retirados na Estação Ferroviária de Botucatu. Os 100 primeiros diabéticos que manifestarem interesse em participar da corrida não pagarão qualquer tipo de taxa. Aqueles que morarem em outras cidades, devem entrar em contato com a Associação para solicitar a ficha cadastral por e-mail. Todos deverão comprovar que são portadores da doença para ficarem isentos da taxa de inscrição.

(com Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Fernando Cury)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes