20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Após proposta de lei para proibir rojões, comerciante faz vídeo e tema gera polêmica

Um comerciante que protestou contra uma possível lei proposta pela Câmara dos Vereadores, para regulamentar a soltura de rojões em Botucatu conseguiu 16 mil usuários de audiência em 24 horas da publicação de um vídeo na sua rede social, Facebook.

O homem vende fogos na cidade e comentou que a proposta da Câmara Municipal pensou nos animais, mas na visão do comerciante, os vereadores deveriam cuidar de assuntos mais interessantes como saúde e emprego.

Rodolfo Pipas disse que como mora em um País democrático que está em crise financeira resolveu falar sobre o assunto.

Ele disse ainda que a medida vai atrapalhar o seu comércio e sua família sendo que paga impostos e tem um controle de autorizações.

No vídeo ele mostra carteirinha de profissional, autorização da Polícia Civil, além de laudo de Bombeiros e cursos. Também mostra uma cartilha que permite a venda de fogos no território nacional.

Diferente do que os protetores geralmente dizem, na opinião do comerciante os fogos não atrapalham os animais, alegando ainda que são apenas 3 oportunidades de maior uso de rojões em datas no meio e final do ano.

 

SOBRE A PROPOSTA

Na sessão desta segunda-feira (06) da Câmara Municipal, o presidente da casa Izaias Colino, apresentou projeto de lei (3/2017) regularizando a soltura de fogos de artifício em Botucatu.

“A ideia não é a proibição de utilização de todos os fogos de artifício, mas somente daqueles que têm estampido e causam barulho, como rojões e morteiros. Aqueles que têm somente efeito visual, continuarão permitidos”, explica Colino. 

De acordo com ele, a decisão partiu depois de começar a ouvir a sugestão da população. “Tenho verificado que em cidades como Santos, Campinas e na vizinha São Manuel, essa proibição já existe e eu acho que chegou a hora de Botucatu, pelo menos, discutir essa matéria”.

Colino explicou que os fogos de artifício atrapalham muitas pessoas e animais. “Os fogos de artifício fazem mal para os nossos idosos, os enfermos e especial para os animais, Quem tem um cãozinho ou gato em casa, sabe o problema que é no final de ano , quando temos os festejos. Os animais se mutilam, eles fogem, eles correm o risco de ser atropelados, entre tantas outras coisas”.

O compromisso de Izaias Colino é fazer uma audiêcia pública na Câmara sobre o tema. “Como presidente da Câmara, só vou colocar em pauta essa discussão depois da audiência pública e discutir se o botucatuense quer ou não isso para a nossa cidade. Além da adoção da medida, é importante que a discussão seja ampla e que a Câmara Municipal cumpra o seu papel, receber o povo em suas dependêcias e ouvir a voz da sociedade”, finalizou.

 

VEREADOR DIZ QUE HÁ PREOCUPAÇÃO COM TODOS OS TEMAS

“Lógico que existem assuntos mais importantes não só no município como no País para que a gente discuta; e não só a proibição de rojões. O trabalho do vereador não se resume a uma única frente, muito pelo contrário: eu por exemplo na última sessão na Câmara Municipal enfrentei questões como da saúde da mulher, além de questões que envolvem a mulher como vítima de violência doméstica, estacionamento da Pinacoteca, maus-tratos a animais, enfim, por isso a saúde, o emprego e o transporte estão em primeiro lugar nas minhas prioridades, entretando, não é porque estamos preocupados com esse tema do barulho com a soltura de rojões, que é revelante, que deixamos os demais de lado”, disse o vereador Izaías Colino.

Colino, atual presidente da Câmara, explica que o projeto de lei não prevê a proibição da venda o que seria inconstitucional. “O que nós estamos fazendo é uma regularização para que na cidade não sejam permitidos fogos de artifício como rojão porque eles atrapalham sim nossos idosos, as nossas crianças e também nossos animais. Eu, democraticamente respeito todas as opiniões nesse tema, o que é muito legítimo. E gostaria de convidar o autor do vídeo e todas as pessoas que participem da audiência pública – que a gente vai agendar – assim que o projeto tramitar nas comissões da Câmara. O que a gente não pode é ter medo de enfrentar as discussões para a cidade avançar”, disse Colino ao site Agência14News.

Segundo o presidente da Câmara, o trabalho do vereador não deve ser resumido a esse único projeto, pois todos os parlamentares estão empenhados também em questões como emprego, saúde e transporte, por exemplo. Ele salientou que “a hora é de discutir democraticamente o tema”.

(Do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes