Desde 2015 | A informação começa aqui!

Após envenenamentos, moradores passam a usar coleira em gatos

Os casos de envenenamentos de animais que tem sido cada mais frequentes em Botucatu (SP) fizeram com que moradores mudassem o comportamento e redobrassem os cuidados com a exposição deles nas ruas.

Agora, alguns donos de gatos estão levando seus animais ao passeio com coleira. O que era comum aos cães agora é também item obrigatório aos felinos.

“Teve um caso de gato morrendo envenenado perto de casa, além de outros fatos que ouvimos pela cidade. Antes, no bairro nosso, teve uma tentativa e agora o gato morreu. A família ficou muito abalada. Por isso agora estamos acostumando nosso gatinho só na coleira”, disse ao site Agência14News a moradora Cristiane Meneguin que leva o gato de estimação passear com o marido Danilo Garcia pelo Bairro Boa Vista.

A reportagem do site também se deparou com outro morador passeando com gato na coleira na Vila Rodrigues, perto do asilo. Na calçada, ele caminha com o gato frequentemente como forma de manter o animal por perto.

Botucatu já teve registro de suspeita de envenenamento em regiões como Vila Sônia, Itamaraty e Boa Vista. 

Pelo fato do gato ser um animal que gosta de se aventurar mais nos telhados e até existem dias que somem do dono, o risco de exposição a venenos fez muitas pessoas mudarem de atitude.

Segundo a veterinária Selene Daniela Babboni e o supervisor da vigilância ambiental da cidade, Valdinei Silva, é importante que os donos evitem a domesticação dos animais em excesso, mas ao mesmo tempo é necessário mantê-los dentro da propriedade. É preciso ainda tomar cuidado durante os passeios, verificar se existe algum veneno que possa ser deixado nas calçadas.

Eles também explicaram que em caso de suspeita de envenenamento o dono deve fazer boletim de ocorrência na Polícia Civil para que os responsáveis sejam punidos.

A dica é testar a coleira, mas se o animal não se adaptar, não impor.

Em um dos casos registrados em Botucatu, a Polícia Civil informou que pediu exame para comprovar o envenenamento e o fato está sendo investigado.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também