Desde 2015 | A informação começa aqui!

Após corte de água, moradores de assentamento fazem protesto

Na noite deste sábado, 10 de maio de 2025, um grupo de moradores do assentamento Mahatma Gandhi realizou um protesto questionando o corte de água de 50 famílias do bairro, que fica antes de Rubião Jr, atrás do Hospital Dia.

Os moradores afirmam que o local está em fase de regularização e por isso pediram que o fornecimento não fosse interrompido.

O grupo diz que está há 11 anos no local.

Ato teve concentração na Paróquia São Benedito, desceu a rua Amando e terminou na Praça do Bosque, no evento da Coopera Preta. As pessoas chegaram a se manifestar com cartazes também em frente à Sabesp.

Na sexta-feira houve a doação de um caminhão-pipa que encheu baldes e caixas d’água que estavam esperando na frente das casas. Essa doação deve durar até domingo.

Histórico do caso:

Houve denúncia anônima em outubro, e BO contra todos moradores, que em dezembro foram intimados emprestaram depoimento na Distrito Policial onde afirmaram que são território de regularização fundiária e apresentaram o documento da SPU – Secretaria de Patrimônio da União para a Sabesp fornecer água e esgoto.

Na terça houve nova denúncia de furto de água, e assim a empresa interrompeu o fornecimento para a horta comunitária e as casas da comunidade.

O local em questão:

Segundo os moradores, trata-se de uma área da União destinada a interesse social. Estaria mapeada e zoneada para moradias sociais, reconhecida pela Secretaria de Patrimônio da União- SPU, agora em análise do mapa de urbanismo e topografia para aprovação de zoneamento e entrega das moradias. Isso ocorre após 11 anos de ocupação e defesa do uso social da área da União, que é um projeto que vem se arrastando desde 2006, e agora está em negociação com as forças do município.

A reportagem enviou pedido de resposta para a Sabesp. “A Sabesp informa que, após recebimento de denúncia anônima, equipes técnicas da Companhia, acompanhadas pela Guarda Civil Municipal, realizaram vistoria no assentamento Mahatma Gandhi. Durante a inspeção, foi identificada uma ligação irregular de água, em desacordo com os padrões operacionais e de segurança da rede.

Conforme determina a legislação vigente e as normas contratuais da concessão, a ligação foi suprimida para evitar riscos à saúde pública, garantir a integridade do sistema de abastecimento e preservar o uso responsável dos recursos hídricos. A Companhia reforça que o combate a perdas e a irregularidades é parte fundamental do esforço para universalizar os serviços com qualidade e sustentabilidade até 2029.

A Sabesp reitera seu compromisso com a universalização do saneamento, especialmente nas áreas mais vulneráveis. Além de ampliar os investimentos em infraestrutura, a Companhia mantém políticas como a Tarifa Social, voltadas à população de baixa renda, para garantir acesso aos serviços essenciais de forma justa e inclusiva.

A Companhia permanece à disposição das lideranças locais e autoridades públicas para construir, de forma transparente e cooperativa, uma solução definitiva que esteja alinhada às metas de universalização, responsabilidade social e respeito à legalidade. (Fim da nota).

Abaixo o documento da União enviado para a Sabesp.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também