25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Ao Agência14News, presidente do Conselho dos Usuários afirma: ‘se multar, empresas não trabalham’

O Agência14News conversou com o presidente do Conselho Municipal dos Usuários do Transporte Coletivo, sobre o polêmico cancelamento das multas aplicadas contra as empresas responsáveis pelo serviço oferecido na cidade.

A entrevista foi realizada no início da noite desta segunda-feira (12), mesmo dia em que foi registrado mais um acidente envolvendo um ônibus, dessa vez, na Rua Djalma Dutra, quando o veículo desceu de ré e bateu em um carro, ficando atravessado na via, “encostado” no poste.

“Nós temos a chamada auditoria, que tem o levantamento da situação geral da empresa, como ela está de fato. Correndo atrás dessa situação toda, a Semutran, na realidade, nunca quis abrir o jogo para nós e disse o seguinte: está em segredo de justiça. Agora eu pergunto: como nós vamos adicionar as multas, quando não sabemos como estão as coisas? O secretário virou e nos disse que as multas são uma coisa e a auditoria é outra”, afirmou Aílton Rodrigues, presidente do Conselho.

De acordo com Aílton, a decisão foi tomada assim pelos conselheiros. “Pelos votos de cinco contra e dois a favor das multas, além de uma abstenção, eu fui pela maioria”, explicou.

Questionado se essa atitude não iria prejudicar os usuários do transporte coletivo, a quem o Conselho representa, o presidente foi enfático. “Os acidentes são fatos concretos, e eu concordo com você, mas eu também penso que quanto mais multas elas (empresas) tiverem, como elas vão conseguir trabalhar? Agora cabe a nós do Conselho estarmos firmes na fiscalização nesse sentido”, acrescentou. “A população vai nos cobrar, mas também entendo que a população podia ser uma grande parceira nossa. Quantas vezes nós chamamos a população e ela não foi (participar das reuniões), então no meu ponto de vista estou muito sossegado, consciente, porque não foi uma decisão que o presidente tomou. Foi o corpo do Conselho que tomou”, completou Aílton.

Ainda segundo o presidente do Conselho, faltou apurar melhor os acidentes. “Aquele caso do ônibus que bateu na escadaria do INSS era caso de perícia, tiveram outros casos também de perícia, e pelo que me consta, essas perícias não foram feitas. Teríamos que analisar caso por caso, porque de repente me parece que essa coisa de multa ficou muito pessoal, entre o secretário e a empresa”, destacou.

Briga pessoal – Ainda na entrevista ao Agência14News, o presidente do Conselho revelou um fato que chamou a atenção. “Para mim ficou muito objetivo e claro que foi coisa pessoal (aplicação das multas) entre o secretário de Mobilidade Urbana e empresa. A prova que eu estou dizendo que é coisa pessoal, é que no momento da nossa reunião hoje faltaram os dois se pegarem lá”, declarou Aílton, falando sobre uma discussão mais acalorada entre o secretário e o representante da empresa.

Outro lado – O Agência14News entrou em contato com o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Botucatu, e aguarda uma resposta sobre os fatos divulgados pelo presidente do Conselho dos Usuários do Transporte Coletivo.  

Saiba mais sobre a votação em Conselho de passageiros optou em cancelar as multas aplicadas contra as empresas de ônibus em Botucatu

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes