O Agência14News conversou com o presidente do Conselho Municipal dos Usuários do Transporte Coletivo, sobre o polêmico cancelamento das multas aplicadas contra as empresas responsáveis pelo serviço oferecido na cidade.
A entrevista foi realizada no início da noite desta segunda-feira (12), mesmo dia em que foi registrado mais um acidente envolvendo um ônibus, dessa vez, na Rua Djalma Dutra, quando o veículo desceu de ré e bateu em um carro, ficando atravessado na via, “encostado” no poste.
“Nós temos a chamada auditoria, que tem o levantamento da situação geral da empresa, como ela está de fato. Correndo atrás dessa situação toda, a Semutran, na realidade, nunca quis abrir o jogo para nós e disse o seguinte: está em segredo de justiça. Agora eu pergunto: como nós vamos adicionar as multas, quando não sabemos como estão as coisas? O secretário virou e nos disse que as multas são uma coisa e a auditoria é outra”, afirmou Aílton Rodrigues, presidente do Conselho.
De acordo com Aílton, a decisão foi tomada assim pelos conselheiros. “Pelos votos de cinco contra e dois a favor das multas, além de uma abstenção, eu fui pela maioria”, explicou.
Questionado se essa atitude não iria prejudicar os usuários do transporte coletivo, a quem o Conselho representa, o presidente foi enfático. “Os acidentes são fatos concretos, e eu concordo com você, mas eu também penso que quanto mais multas elas (empresas) tiverem, como elas vão conseguir trabalhar? Agora cabe a nós do Conselho estarmos firmes na fiscalização nesse sentido”, acrescentou. “A população vai nos cobrar, mas também entendo que a população podia ser uma grande parceira nossa. Quantas vezes nós chamamos a população e ela não foi (participar das reuniões), então no meu ponto de vista estou muito sossegado, consciente, porque não foi uma decisão que o presidente tomou. Foi o corpo do Conselho que tomou”, completou Aílton.
Ainda segundo o presidente do Conselho, faltou apurar melhor os acidentes. “Aquele caso do ônibus que bateu na escadaria do INSS era caso de perícia, tiveram outros casos também de perícia, e pelo que me consta, essas perícias não foram feitas. Teríamos que analisar caso por caso, porque de repente me parece que essa coisa de multa ficou muito pessoal, entre o secretário e a empresa”, destacou.
Briga pessoal – Ainda na entrevista ao Agência14News, o presidente do Conselho revelou um fato que chamou a atenção. “Para mim ficou muito objetivo e claro que foi coisa pessoal (aplicação das multas) entre o secretário de Mobilidade Urbana e empresa. A prova que eu estou dizendo que é coisa pessoal, é que no momento da nossa reunião hoje faltaram os dois se pegarem lá”, declarou Aílton, falando sobre uma discussão mais acalorada entre o secretário e o representante da empresa.
Outro lado – O Agência14News entrou em contato com o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Botucatu, e aguarda uma resposta sobre os fatos divulgados pelo presidente do Conselho dos Usuários do Transporte Coletivo.
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