A cerimônia regional de premiação da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontece nesta sexta-feira (5), às 14 horas, no anfiteatro do Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru. A lista com alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação premiados pode ser acessada em www.obmep.org.br.

Em Botucatu, Igor Kenji Kawai Ueno, aluno do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental – “Profª Elda Moscogliato”, localizada na antiga Cesp, receberá pelo segundo ano consecutivo a medalha de bronze, desta vez pelo nível 2 (8º e 9º anos). Em 2014, ele foi contemplado com a medalha de bronze pelo nível 1 (6º e 7º anos).

De acordo com o diretor da Escola Elda, Adriano Nunes da Costa, o aluno conquistou a medalha de bronze ao se classificar em 109º lugar dos 1.440 alunos premiados com medalha de bronze do nível 2 em todo o País. Vale lembrar que em 2013 Igor também havia conquistado a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronáutica (OBA).

“Estamos muito orgulhosos com a colocação em que o Igor se classificou e em 2016 com certeza ele será ganhador novamente, pois já está classificado para a segunda fase que acontece no mês de setembro”, enfatiza o diretor.

A Educação Municipal foi contemplada ainda com cinco Menções Honrosas: Julia Santos Machado e Nikolas Yan D. Neves (EMEF Jonas Alves de Araújo); Bruna Gabrielli de L. Domingos, Pedro Venâncio Rodrigues e Erick Felipi da S. Scarpeline (EMEF Dr. João Maria de Araujo Junior),  e Kethiany Ariadne S.V. Camargo (EMEF Prof. Elda Moscogliato).

Sobre a OBMEP – Atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos.

Em 2015, a Olimpíada teve o maior número até então de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país). Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

No site www.obmep.org.br, além de informações sobre os programas correlacionados (PIC Jr., PICME, Portal da Matemática, Clubes de Matemática, PECI e POTI), alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos que podem ser bastante úteis para o estudo da matemática, como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores da Olimpíada.