30 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

A importância do alongamento muscular

O alongamento muscular é o exercício que contribui para a melhora da flexibilidade corporal, por promover estiramento das fibras musculares que resultam no aumento do comprimento muscular. Consiste principalmente no aumento da flexibilidade muscular, gerando maior amplitude de movimentos articulares.

Muitas dores na coluna cervical, coluna lombar, pernas, ombros e em outras partes do corpo, podem estar relacionadas a falta de flexibilidade do corpo, decorrente dos encurtamentos musculares.

Os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo importante, pois preparam a musculatura, favorecem a recuperação, evitam problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios e aprimoram a mobilidade e a flexibilidade.

É importante se atentar para a forma correta de realizar os alongamentos, respeitando sempre os limites do seu corpo. No inicio é mais difícil, principalmente se você for sedentário, mas a prática leva a perfeição e logo seu corpo se adapta a rotina de movimentos.

Procure relaxar seu corpo, respirando com calma enquanto mantém uma postura ereta e confortável, durante a seqüência de alongamento não prenda a respiração.

Benefícios:

Prevenção de lesões esportivas
Melhora da consciência corporal
Diminuição do estresse e das tensões musculares obtidas no decorrer do dia
Sensação de bem estar
Auxilia no relaxamento mental
Melhora da circulação sanguínea
Auxilio no bom alinhamento postural
Relaxam o corpo
Melhora a coordenação motora
Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura
Reduz as cólicas menstruais
Torna mais fácil algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação, etc, preparando a musculatura para o exercício.

 

Lorena Rossatto Consorte, Fisioterapeuta, formada pela USC de Bauru. Atua em Fisioterapia, Pilates e Massagem. Atende com vários convênios. A Clinica está localizada à Rua General Telles, nr 1516 – Centro – Botucatu/SP – Cep 18602-120 – Telefone (14) 99723-0763.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes