20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

A Atuação do Terapeuta Ocupacional no Autismo, por Mayara Bertoloni

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, que promove a prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas portadoras de alterações físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos. É uma área que tem intervenção voltada para a pessoa e seu grupo social. O objetivo é ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação, considerando as necessidades de cada pessoa, para assim desenvolver habilidades necessárias.

No Autismo, o terapeuta ocupacional trabalha para desenvolver habilidades motoras, habilidades motoras finas, habilidades visuais, escrita, atividades de vida diária (AVDs), consciência corporal, brincar funcional e integração dos sentidos. No entanto, um papel muito importante é também avaliar e intervir nos distúrbios do processamento sensorial.

O trabalho do terapeuta ocupacional que trabalha com transtornos do processamento sensorial, tem formação específica em Integração Sensorial. A Terapia de Integração Sensorial (TIS) refere-se ao processo de organização cerebral das informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, para organizar as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente.

Por isso é de grande importância a atuação do Terapeuta Ocupacional, junto a uma equipe multidisciplinar, no tratamento do Autismo.

Mayara Vasques Bertoloni
Terapeuta Ocupacional

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes