A Vigilância Epidemiológica de Botucatu (SP), informa que a Campanha Nacional contra o Sarampo e contra a Poliomielite terá início em 6 de agosto. O público alvo são crianças de 1 ano a 4 anos 11meses e 29 dias.
A vacina SCR (Tríplice Viral) SARAMPO-CAXUMBA-RUBÉOLA, faz parte do calendário vacinal de rotina, em caso de dúvidas solicitamos o comparecimento na unidade de saúde mais próxima da residência munido da carteira de vacinação para atualização da mesma.
É importante que o esquema vacinal esteja completo e devidamente registrado em caderneta de vacinação. De acordo com o Programa Nacional e Estadual de Imunizações, atualmente, estão disponíveis as seguintes vacinas que contêm os componentes do sarampo e da rubéola: a vacina Tríplice Viral – SCR, que protege para o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola; e a vacina Tetra Viral – SCR- Varicela, que protege para o Sarampo, a Caxumba, a Rubéola e a Varicela.
– Crianças com idade entre 12 meses e 6 anos de idade:
• uma dose de vacina SCR (tríplice viral) aos 12 meses de idade;
• uma dose de vacina SCR-Varicela aos 15 meses de idade. A dose de SCR-Varicela deve ser administrada após uma dose anterior da SRC. A vacina tetra viral pode ser aplicada até aos menores de cinco anos.
A partir dos três anos de idade, crianças sem comprovação de vacinação anterior, devem receber uma dose da vacina SCR na primeira visita e uma segunda dose de SCR 30 dias após a primeira. Caso apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, o esquema já iniciado será completado.
– Crianças maiores de 7 anos e indivíduos até 29 anos devem ter duas doses de SCR (recebidas acima de 1 ano de idade e com intervalo mínimo de 30 dias).
• Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, o mesmo será completado, de maneira a receber duas doses de SCR acima de um ano de idade.
• Para indivíduos sem comprovação de vacinação anterior, será aplicada uma dose da vacina SCR na primeira visita e uma segunda dose de SCR 30 dias após a primeira.
– Adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960 devem ter pelo menos uma dose da vacina SCR, acima de um ano de idade, independente de história pregressa da doença.
Caso a pessoa não apresente comprovação de vacina anterior, receberá uma dose da vacina SCR na visita ao posto de vacinação.
A vacina SCR não é recomendada para gestantes, pessoas imunocomprometidas. As mulheres em idade fértil vacinadas deverão evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)