A vereadora Erika Liao Tiago, a Erika da Liga do Bem, tem tirado dúvidas das pessoas sobre a causa animal. Hoje ela comenta sobre a CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, que significa cuidar dos animais e recolocá-los no seu ambiente em melhores condições.
Segundo a vereadora, em 2021 num cenário de pandemia, o Brasil bateu recorde no número de abandono de animais. A OMS estima cerca de 30 milhões de animais abandonados no país, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães e estes estão constantemente expostos a situações de maus tratos, fome, sede, frio e suscetíveis a contração e propagação de doenças. E foi pensando nisso que o C.E.D foi criado.
“O ideal seria que esses animais não fossem devolvidos à rua ao fim do procedimento, porém, não há espaço suficiente em abrigos e nem lares dispostos à adoção de todos e permanecer inerte à situação deixou de ser uma opção.
Dentro das vantagens do procedimento estão a diminuição de ninhadas nas ruas, menos brigas territoriais e durante o cio, menos dano a fauna em razão da caça, menos barulho ou marcação de território e o maior benefício é a melhoria da qualidade de vida desses animais. Mesmo que a devolução às ruas não seja o ideal, ao menos o controle populacional é feito”, explica.
Se você encontrar uma cachorra na rua, no cio, ligue para o Canil Municipal de Botucatu (14) 3811-1515 e solicite o acolhimento para castração. Faça sua parte.