Com a chegada da COVID-19 ao Brasil, muitas dúvidas surgiram em relação ao vírus e os animais de estimação, principalmente em relação a possível transmissão.
Para sanar tais questões, selecionamos as dúvidas mais frequentes encaminhadas aos nossos médicos veterinários. Confira:
1- Cães e gatos podem contrair o coronavirus?
Sim, estes animais de companhia podem ser contaminados com um coronavírus específico de sua espécie, não para com a COVID-19, o qual é transmitido para o ser humano.
2- Os pets podem transmitir o coronavírus?
Sim, pois como sabemos, a transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Desta forma, estas gotículas podem permanecer no pelo e pele dos pets e consequentemente contaminar ambientes e pessoas, agindo assim como um fômite da doença.
3- Como fazer a higienização do pet após o passeio ou quando ter contato com alguém gripado?
Após retornar de um passeio, deve-se higienizar as patas do pet com sabão neutro ou shampoo, e secar bem. É contraindicado realizar tal higienização utilizando álcool, álcool em gel ou água sanitária, pois seu animal poderá lamber a região e se intoxicar. Caso tenha contato com alguém gripado, dê banho como de costume. E não se esqueça de lavar a coleira e guia sempre que chegar em casa.
Lembrando que, esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis.
Dra. Glenda Barros
Médica Veterinária, especialista em clínica médica, cirúrgica e dermatologia de pequenos animais, mestrado e doutorado em Nefrologia, pela UNESP- Botucatu, pós doutorado pela USP – SP, docente e coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UniFSP e Diretora do Hospital Universitário Veterinário UniFSP.