O Instituto de Defesa da Fauna – IDF desenvolve o Programa de Conservação do Tamanduá-Bandeira no Estado de São Paulo e vem trabalhando na Cuesta Paulista desde 2021, uma região estratégica para a conservação do tamanduá-bandeira e a sobrevivência da espécie a longo prazo.
No dia 28 de novembro de 2023, o IDF convocou a reunião “Guarda Responsável de cães e seus impactos na fauna da Cuesta Paulista” que aconteceu na Câmara Municipal de Pardinho. Só em 2023 já morreram mais de 60 tamanduás-bandeira na região e o ataque de cães domésticos e a transmissão de doenças como a cinomose representa uma importante causa desses óbitos.
Essa iniciativa do IDF em parceria com a ONG Nascentes, o Instituto Cuesta Selvagem e outras organizações da sociedade civil, poder público e privado tem por objetivo discutir as ameaças que a guarda irresponsável dos cães representa para o tamanduá-bandeira já ameaçado de extinção em todo Brasil.
Foram discutidas propostas entre os participantes e em breve será divulgado um manifesto sobre o tema e as ações serão colocadas em prática, sempre com o objetivo de proteção da rica biodiversidade da Cuesta Paulista em harmonia com os produtores rurais e moradores da região.
Estiveram presentes representantes da Agropecuária Santa Fé, Casa de Agricultura de Pardinho, Responsável pelo setor de castração da Prefeitura Municipal de Botucatu, Conselho Municipal da Causa de Animais Domésticos (CMCAD) de Pardinho, Associação Liga do Bem de Botucatu, Conselho Municipal da Saúde de Botucatu, ONG Nascentes, Polícia Militar Ambiental de SP, Secretaria do Verde da Prefeitura de Botucatu, Vigilância Sanitária de Pardinho, conselho e a coordenadora do serviço de castração do município de Botucatu, vereadores de Pardinho e voluntariado ligado à causa animal na região.
“Agradecemos a participação e apoio de todos e trabalharemos com dedicação para reverter esse cenário alarmante para o tamanduá-bandeira”, informaram os organizadores.