O Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal foi acionada através do telefone 199 no dia 14 de Abril para comparecer em uma propriedade rural de Botucatu, próximo ao Rio Pardo, onde segundo informações, existia uma Onça Parda perto de a uma residência. Moradores informam que a onça já havia consumido aproximadamente 80 galinhas que se encontravam no local.
Foram acionados: a Equipe de Veterinários do CEMPAS e equipe do Corpo de Bombeiros que compareceram no apoio, sendo o animal sedado e encaminhado a UNESP para avaliação e posterior soltura.
A Equipe da GCM compareceu ao CEMPAS nesta sexta-feira para realizar a soltura, a qual foi feita em local adequado indicado pelos veterinários de plantão.
Na rede social uma amiga da mulher que estava em casa e viu a onça relatou o caso da seguinte forma:
Ontem foi aniversário de Botucatu. Ontem essa garota jovem, possivelmente fértil, invadiu um sítio. Tudo a volta desse sitio foi desmatado. E nesse sitio que pertence à …. tem vida. Ela foi atraída e matou várias galinhas (ela não é assassina) a caça está escassa. Óbvio que a (dona da propriedade) sofreu. Ela estava a 1 metro dela, no galinheiro empuleirada. A ação dela e do esposo. Sair devagar, e fechar onde ela estava. E sim, poderia ter sido diferente. Ela atacar? E eles ter que se defender. Mas pelo que li, ela ficou olhando e abanando o rabo, grande sinal de que ela estava dominando.
Acionaram os órgãos competentes, a capturaram de forma segura, e ela sem ferimentos hoje foi devolvida a seu habitat.
Devido a todo dano que estamos causando a natureza, possivelmente em alguns anos não veremos mais esses animais.
E eles são maravilhosos de lindos. São vítimas também de caçadores que tem prazer em matar.
Precisamos entender tudo que estamos tirando deles. E também de muitos de nós que amamos.
Vai lá meninona. Fique longe de humanos. Mantenha se viva. E O Pai te proteja.