Em comemoração ao Dezembro Verde, o Centro de Acolhimento de Animais e o Departamento de Proteção Animal de Botucatu, promoverão atividades educativas sobre o combate ao abandono animal e uma feira de adoção com animais que foram acolhidos em situação de abandono e maus-tratos.
A ação será realizada no dia 8 de dezembro, das 13h às 16h no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso.
Estarão disponíveis para a adoção aproximadamente 20 animais, todos microchipados, vacinados, vermifugados e castrados. A maioria é vítima de abandono.
Para adotar um animal, os interessados devem ter mais de 18 anos, levar um comprovante de endereço e documento com foto. Também é importante levar uma guia para contenção de cães e/ou uma caixa para transporte.
O Dezembro Verde é um movimento nacional que busca conscientizar a sociedade sobre o problema do abandono animal. Em Botucatu, essa causa ganha destaque com a Lei 6.315/22, que institui a Política de Bem-Estar de Animais Domésticos.
A Lei 6.315, de março de 2022, instituiu: Política de bem-estar de animais domésticos; controle populacional de cães e gatos; estímulo à guarda responsável; estímulo à adoção responsável e proteção de animais domésticos.
Segundo o “Índice de Abandono Animal Brasil” de 2024, publicado pela Mars Petcare, mais de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no Brasil. Para reduzir esses números, é fundamental:
- Registrar o animal de estimação através da microchipagem;
- Vacinar e cuidar da saúde dele;
- Fornecer um lar seguro e amoroso;
- Realizar a castração para evitar a reprodução irresponsável.
A conscientização e a responsabilidade da população são fundamentais para criar um ambiente mais compassivo e seguro para os animais.
Serviço:
Atividades educativas sobre o combate ao abandono animal e feira de adoção
Data: 8 de dezembro
Horário: Das 13h às 16h
Local: Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso – Botucatu/SP