Na noite da última segunda-feira (06/05), a Câmara de Botucatu realizou sua primeira sessão ordinária do mês de maio. Nela, os onze vereadores presentes aprovaram por unanimidade dos votos três projetos de naturezas diversas.
A plenária se iniciou com um pedido de vista feito pela vereadora Alessandra Lucchesi (PSB) ao PL 42/2024, que pretendia autorizar a Prefeitura de Botucatu a aderir ao contrato de concessão a ser firmado entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE 1 – SUDESTE). Segundo a parlamentar, o pedido se deu devido a imprecisões jurídicas na matéria, as quais serão averiguadas durante a semana, para posterior votação.
Em seguida, após pedido de inversão de pauta, o PL 49/2024, de iniciativa do vereador Silvio (PSD), denominou de “Maria do Carmo Mariano” a “Avenida 05” do Loteamento denominado Chácaras de Recreio Boa Vista. Em tribuna, o vereador-autor comentou sobre a trajetória de vida da homenageada, acentuando seu trabalho na educação infantil municipal.
Após diversos pedidos de adiamento e vista, o PL 30/2024, de iniciativa do Prefeito, que dispõe sobre o Conselho e a Conferência Municipal da Cidade de Botucatu, recebeu um novo pedido de vista pelo vereador Abelardo (Republicanos). O parlamentar também fez o pedido em relação ao Projeto de Lei nº 15/2024, de iniciativa dos vereadores Erika da Liga do Bem (PSD) e Palhinha (PSD), que institui em nossa cidade o Programa “Banco de ração animal, utensílios e equipamentos”. Ambas as matérias devem retornar às discussões na próxima plenária.
Ainda dentro da causa animal, o PL 39/2024, de autoria da vereadora Erika da Liga do Bem, instituiu em Botucatu a “Semana de Proteção Animal e Conscientização da Posse Responsável”. De acordo com a vereadora-autora, tal semana integrará o Calendário Oficial do Município, e será promovida anualmente na semana em que recair o dia 4 de outubro, dia em que se celebra o Dia Mundial dos Animais.
E finalizando a sessão ordinária, o PDL 6/2024, de iniciativa do vereador Marcelo Sleiman (MDB), concedeu o Título de Cidadã Botucatuense à Doutora Nathália Pompeu Padoani Bacchi. Em tribuna, o vereador-autor comentou sobre a trajetória de vida pessoal e profissional da homenageada.
Lembrando que todos os projetos discutidos e votados nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.