O Centro de Memória da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (CMFMB) apresenta a exposição
fotográfica “Memórias de Botucatu”, uma jornada visual que busca resgatar e compartilhar momentos históricos da cidade por meio de imagens icônicas do acervo. A abertura acontecerá na próxima terça-feira, 19 de novembro, às 19 horas, na Pinacoteca Fórum das Artes – 1o andar (Rua General Teles, 1040 –Centro – Botucatu/SP).
O conjunto de imagens das décadas de 1940 a 1970 selecionadas para a exposição provém da coleção
“Botucatu Antigo”, composta por fotografias da família Lunardi, imigrantes italianos com importante
participação no primeiro ciclo industrial da cidade. O material foi doado ao empresário da área de turismo Fernando Pereira, que preservou o acervo e, em 2010, emprestou os negativos ao Centro de Memória para digitalização e impressão, integrando as imagens permanentemente ao acervo do CMFMB. Recentemente, Luciana Lunardi, membro da família, visitou o Centro de Memória, reconhecendo e identificando algumas das imagens, e demonstrou grande satisfação com a exposição, aprovando a iniciativa.
“Esta iniciativa não apenas enriquece o conhecimento coletivo, mas também fortalece os laços da
comunidade com sua rica história. Realizar uma exposição extramuros, fora do campus da Unesp, também contribui para a divulgação do nosso acervo, além de inserir a Unesp no circuito cultural de Botucatu, reforçando sua participação ativa na vida cultural da cidade”, comenta Martha Martins de Morais, documentalista e coordenadora do CMFMB.
A exposição fotográfica “Memórias de Botucatu” permanecerá aberta à visitação de 19/11/2024 a
02/02/2025, de quarta a sexta, das 08h30 às 16h45 e aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 16h45,
no Hall da Biblioteca (Corredor) da Pinacoteca de Botucatu. A entrada é gratuita.