De uma visita ao Instituto da Cultura Luso Brasileira (ICLB) as crianças do quinto ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral (EMEFI) Doutor Cardoso de Almeida, através da coordenação da professora Márcia Elisa Roqueti de Barros Silva, foram convidadas para fazer desenhos respondendo à pergunta “O que é Liberdade?”.
Após os desenhos feitos, a curadora da exposição “Alquimia da Liberdade” exposta no ICLB Adriana Scartaris convidou alguns artistas para colocar a cor e mais uma camada de interpretação aos desenhos das crianças.
Ao todo são 29 desenhos de crianças e artistas brasileiros e portugueses que trabalharam juntos para que a exposição saísse do papel.
Para a professora Márcia, o propósito enquanto professora é muito além de ensinar sobre história e cultura. “Nós todos devemos ter um olhar especial para as crianças, formar um ser humano não é função apenas do professor. As crianças estão empolgadas e emocionadas em participar de um trabalho tão grandioso quanto esse e eu agradeço imensamente pela oportunidade de ter sido a ponte para que a exposição acontecesse”, explica.
“Juntando desenho e cor chegamos a nossa primeira exposição cápsula (quando temos uma exposição nova dentro de uma já existente e com o mesmo tema) “Cor e Ação” – um trabalho em conjunto e com sinergia que se pensa e se emociona.”, conta Adriana Scartaris.
As obras serão expostas no piso térreo da Caridade Portuguesa Maria Pia. “Para nós da Caridade é uma honra ter essa exposição em nossas dependências. Estamos emocionados em ser palco para que as crianças possam sentir na pele o que é ter um trabalho divulgado dessa maneira”, conclui Gustavo Cardoso Benine, diretor cultural da Caridade.
A exposição tem sua abertura dia 08/06 – sábado, das 13 às 17h e tem entrada gratuita.
Serviço
Data: 08 a 16 de junho
Horário de visitação: quinta e sexta das 13h às 17h; sábado e domingo das 11h às 17h
Local: Piso térreo da Caridade Portuguesa Maria Pia – Praça Dom Luiz Maria de Santana, 257 Centro Botucatu
Entrada Gratuita