19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Segundo Detran, cabe aos municípios definirem sobre autorizar guias rebaixadas

Avenida Dom Lúcio onde existem guias rebaixadas. (Google).

O estacionamento em guia rebaixada, em frente de lojas, quando o veículo fica com a traseira virada para a parte da rua, isso é um tema de muita polêmica nas cidades brasileiras. O 14News foi ouvir a opinião das entidades interessas no tema como o Detran SP – Departamento Estadual de Trânsito.

Há grande discussão em torno do assunto: a legalidade em abrir essas vagas e tirar o estacionamento da via. O cidadão pode usar a vaga mesmo sem entrar na loja? Quem deve disciplinar o tema? Há mudanças previstas em novos projetos de lei? As leis estaduais não serão alteradas? E as federais? O que seria mais plausível tendo em vista a falta de vagas em cidades tendo em vista o crescente número de carros em circulação?

“Conforme previsão no art. 24, do CTB, compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, o planejamento da circulação, implantação do sistema de sinalização, execução da fiscalização de trânsito e implantação do sistema de estacionamento”, informou o Detran.

Por outro lado há decisões que dizem que essas vagas em frente às empresas possam ser usadas pelos motoristas. Resolução 302/2008 do CONTRAN – o art 6º: Fica vedado destinar parte da via para estacionamento privativo de qualquer veículo em situações de uso não previstas nesta Resolução, diz o Conselho Nacional de Trânsito.

-Quarteirão foi tomado por guias rebaixadas na Avenida Dom Lúcio, em Botucatu.

Sobre parar na calçada: V - o trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento; – diz o Código de Trânsito.

Para ampliar o debate o 14News enviou perguntas às outras autoridades municipais, estaduais e federais e aguarda resposta.

CÂMARA MUNICIPAL – O vereador Abelardo [MDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu para cobrar uma ação do Poder Executivo no sentido de coibir os abusos. O pedido acabou aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.

O documento foi direcionado ao prefeito, Mário Pardini e pede para que o mesmo informe, juntamente com a secretaria competente, sobre a possibilidade de realizar estudos visando verificar estabelecimentos que possuem guias rebaixadas em vagas de recuo as quais não respeitam a metragem e que, nestes casos, a guia seja erguida de forma que os veículos não obstruam a calçada, prejudicando os pedestres.

O requerimento destaca que diversos proprietários do município possuem vagas de recuo em frente aos seus estabelecimentos, muitas vezes ocupando toda a frente. De acordo com Abelardo, os tamanhos das vagas de recuo não respeitam a metragem de 2,50X4,80 metros, deixando os carros parcialmente em cima da calçada, sendo esta situação prejudicial o transito de pedestres e das pessoas com deficiência.

A avenida Dom Lúcio (foto) é um dos locais com maior número de recuos onde se por um lado atende os lojistas também exclui vagas públicas.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes