23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pacientes recebem medicamentos contra malária; Botucatu tem o segundo óbito no HC

-Boletim do HC da Unesp em 29/03/2020

Pacientes internados em Botucatu (SP) com suspeita ou confirmados de Covid-19 estão sendo tratados com hidroxicloroquina – variação da cloroquina. Essas substâncias são utilizadas normalmente contra a malária, nos casos de lúpus e artrite reumatoide.

“A gente está sendo bastante questionado quanto a esse tratamento e gostaria de esclarecer que esses medicamentos estão sendo oferecidos aos casos graves internados”, disse o secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadaro.

Neste domingo (29), o Hospital das Clínicas (HC) da Unesp registrou o segundo óbito de paciente com suspeita do Covid-19.

Trata-se de mulher de 55 anos, procedente de Arandu, internada há três dias em nossa UTI sob ventilação mecânica. O HC informa também que aguarda o exame confirmatório e seus contactuantes já estão sendo monitorados, e em isolamento domiciliar.

Com isso chega a 12 os casos suspeitos em internação no HC sendo 4 de Botucatu e 8 da região com duas mortes suspeitas e uma paciente com a confirmação de exame feito em Botucatu e aguardando a contraprova no Instituto Adolfo Lutz. Esta paciente de 63 anos está na UTI com ventilação mecânica.

No boletim deste domingo, o secretário disse que espera-se um período difícil pela frente. “Nessas duas ou três semanas a expectativa é infelizmente de aumento de casos suspeitos e eventualmente de óbito, por isso o isolamento social é imprescindível”, comentou.

Quanto às substâncias, elas foram cercadas de expectativa e rumores depois de notícias de que elas estavam sendo usadas, ainda em caráter de pesquisa, no tratamento ao novo coronavírus.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos, Denizar Vianna, destacou que o uso pode ocorrer apenas em unidades de saúde. “Não usem medicamento fora do ambiente hospitalar. Não é seguro. Durante o uso pode ter alteração do ritmo do coração e isso tem que ter acompanhamento hospitalar”, enfatizou, durante entrevista coletiva na quarta-feira (25).

No Brasil, o produto é fabricado em laboratórios privados, das Forças Armadas e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enquadrou a hidroxicloroquina e a cloroquina como medicamentos de controle especial para evitar que pessoas que não precisam efetivamente desse medicamento provoquem o desabastecimento do mercado.

Já a azitromicina é um antibiótico usado, entre outros, no tratamento de infecções respiratórias.

VÍDEO:

Na noite deste domingo o Brasil já tinha registrado 4.319 casos confirmados de Covid-19 e 140 mortes.

SÃO PAULO REGISTRA 2 MORTES DE JOVENS

O Estado de São Paulo registra pela primeira vez, neste domingo (29), a morte de dois jovens pelo novo coronavírus, no mesmo dia. Os rapazes de 26 e 33 anos da Capital estão entre as 14 vítimas fatais da COVID-19 contabilizadas hoje, todas atendidas na rede privada de saúde.

Além dos dois jovens, há um homem de 89 anos de São Bernardo do Campos e outros 11 da Capital, sendo cinco mulheres (71, 84, 84, 87 e 90 anos) e seis homens (60, 67, 79, 76, 63, 83). O histórico clínico dos jovens, se tinham algum tipo de comorbidades por exemplo, estão sendo investigados

Até o meio desta semana, apenas a Capital paulista registrava óbitos relacionados à COVID-19. Agora, os municípios de Vargem Grande Paulista, São Bernando do Campo, Guarulhos, Taboão da Serra, Embu das Artes, Sorocaba e Ribeirão Preto também contabilizam pelo menos um óbito.

SP também registra 1.451 casos confirmados.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes