29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Governo de SP realiza testagem de coronavírus em comunidade quilombola em Registro

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (29) as primeiras testagens para detectar o coronavírus em moradores da comunidade quilombola Peropava, localizada em Registro, no Vale do Ribeira. A ação, realizada hoje, disponibilizará testes rápidos sorológicos do tipo lgM/lgG para 120 quilombolas. Também serão distribuídos cestas básicas, cobertores, máscaras e álcool em gel para as 32 famílias residentes no local.

“Essa iniciativa é mais uma etapa do programa de testagem em comunidades vulneráveis do Governo de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan. A meta é chegarmos a 233 mil testes em pessoas de populações vulneráveis, incluindo indígenas, quilombolas, moradores de comunidades carentes, idosos, moradores de abrigos, além daqueles que já foram testados, que são servidores públicos em contato direto com a população como profissionais de saúde e de segurança pública”, disse Doria.

A ação é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Fundação Instituto de Terras de São Paulo (ITESP) e Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

O projeto de ampliação da testagem em prol de comunidades vulneráveis, coordenado pelo Instituto Butantan, realizou uma série de ações para testagens em aldeias indígenas na região. A iniciativa já atendeu cerca de 1.500 indígenas do litoral sul. Outros 2.860 exames foram realizados nas comunidades do Jardim Pantanal e São Remo, na capital. Também já foram testados 106 mil policiais e familiares, além de 46 mil profissionais de saúde.

São aplicados testes rápidos sorológicos do tipo IgM/IgG, que identificam se a pessoa já teve contato com o coronavírus. Para aqueles que apresentam sintomas ou tiveram contato com pacientes confirmados para COVID-19, o exame indicado é o de RT-PCR, que aponta a presença do material genético (RNA) do vírus. Esse exame também é realizado como contraprova, em casos em que o teste rápido foi positivo.

Ampliação de testagem

Em uma nova etapa da testagem iniciada em junho, o Butantan ampliou a realização de exames prioritariamente em populações vulneráveis, dentre elas indígenas e idosos em abrigos, além de categorias do funcionalismo público como profissionais do sistema penitenciário e agentes de segurança pública.

Os projetos de testagem em grupos vulneráveis são coordenados pelo Instituto Butantan em parceria com o Centro Paula Souza e as Secretarias de Desenvolvimento Social, Administração Penitenciária, Saúde, Habitação, Segurança Pública e de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes