28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu registra mais 3 óbitos de pacientes com covid-19 e chega a 36 casos

Neste domingo (06) Botucatu (SP) registrou mais 3 óbitos de pacientes com covid-19.

Trata-se de uma mulher de 72 anos, um homem de 71 anos e outro paciente de 71 anos, este último que foi se tratar por ter parentes médicos em Bauru, porém era morador de Botucatu. A família divulgou na rede social sobre o óbito do veterinário aposentado. Os outros dois são casos, um do Hospital das Clínicas e Unimed. A mulher é esposa de um médico.


Com esses novos registros a cidade chegou a 36 óbitos de pacientes que estavam com covid-19 durante toda a pandemia. A cidade ultrapassou os 2 mil casos de pacientes positivos.

Casos novos de Botucatu se igualam à média estadual. Isto estava previsto há muito tempo, diz médico

(Por Antonio Caldas Jr) – A compilação dos CASOS CONFIRMADOS de Covid-19, feita pelo professor Vieira e por mim, mostra o vinha se projetando nos últimos dias: Botucatu mantendo a INCIDÊNCIA (novos casos) e o Estado de São Paulo e o Brasil em queda. São os casos dos últimos 2 meses (5/7 a 5/9).

Para sentir melhor o que está se passando, juntamos o primeiro gráfico de semanas epidemiológicas por nós publicado, no final de junho, referente ao período de 12/4 a 20/6.

QUANTA DIFERENÇA!
A ocorrência da Covid-19 em Botucatu era menos de UM DÉCIMO da atual. Sim, 10%! É bem verdade que ampliamos a testagem de casos, mas isso não explica tudo. Os testes só dão positivo se os casos existem. E é fácil constatar que estávamos muito distantes das médias estaduais e nacionais (cerca de 1/3). Agora, praticamente as estamos alcançando.

ALGUMA SURPRESA?
Não. Há estudos, desde o início da Pandemia, projetando uma forte expansão de casos em cidades como Botucatu, A PARTIR DO MÊS DE JULHO. Há inclusive um amplo estudo apresentado em fóruns internacionais pelo Prof. Carlos Magno Fortaleza, aqui da nossa Faculdade de Medicina de Botucatu, falando detalhadamente sobre isso.

Ou seja, previsão deste comportamento havia. Talvez as pessoas não dado a devida importância ou não tenham sido devidamente informadas sobre este risco, que se concretizou. O fato é que a maioria das pessoas não se preparou para isso acreditando (ainda em junho) que a doença já estaria regredindo! Pasmem!

Agora é torcer para baixar. Torcer não. Ter ATITUDES CORRETAS e dispor de INFORMAÇÕES (a informação ampla e correta é a principal aliada das boas atitudes) – (Por Caldas Jr – médico e professor da Unesp).

Internações

Há exatos 45 dias o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu mantém uma média de 44 pacientes com Covid-19 internados. Flutua um pouco a procedência dos pacientes: em geral, 40% são de Botucatu (tons vermelhos) e os demais de outros municípios da região ou de outras regiões (tons verdes).

Em tons escuros a ocupação dos leitos de UTI, quase sempre entre 70 e 80%.
Este é o quadro de persistente e agoniante ocorrência da Covid-19, em nosso país. Ainda bem que estamos em Botucatu e contamos com o HC-FMB.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes