24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Bombeiros realizam campanha de doação de sangue

Por conta da baixa dos estoques, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo se solidarizou à Pró-Sangue e deu início a uma campanha de doação de sangue junto aos seus efetivos.

A inciativa vai de 22 a 25 de março e acontece na sede do Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, localizado no centro histórico da capital.

A corporação disponibilizou os grupamentos para receberem as coletas externas que estão sendo organizadas pela Pró-Sangue. O primeiro grupo de efetivos a aderir a esse mutirão de solidariedade foi o Comando do Corpo de Bombeiros.

Os policiais e bombeiros militares que tiverem interesse em participar da ação podem se dirigir ao local até o dia 25 de março. Não há necessidade de prévio agendamento. Basta vestir suas máscaras e consultar os pré-requisitos de doação (clique aqui) para ver se não há impedimentos para o procedimento.

A população que quiser doar em nome dos Bombeiros pode agendar a doação pelo site da Pró-Sangue (clique aqui) e mencionar para os atendentes, no momento do cadastro, a campanha Bombeiro Sangue Bom, para que o registro seja feito.

Hemocentro de Botucatu

Missão: prestar assistência hemoterápica e hematológica com qualidade, formando e atualizando recursos humanos com a finalidade de fornecer hemocomponentes e hemoderivados com padrão exigido pelas normas de vigilância sanitária garantindo a segurança do procedimento hemoterápico desejado dentro de uma visão maior de saúde pública.

O Hemocentro de Botucatu é o serviço de Referência Técnica na área de hemoterapia, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de hemocomponentes para sua região de abrangência (sub região de saúde – pólo Cuesta, 8 Agências Transfusionais, 1 unidade de Coleta e Transfusão e um Hemonúcleo Regional.

O Hemocentro participa de diferentes programas de avaliação desde sua fundação, em 1982. Além da participação na Avaliação Externa da Qualidade em Sorologia e Hemocomponentes na área de Imuno-hematologia, é unidade produtora de painel para demais serviços sob a Coordenação do Ministério da Saúde.

São participantes do Programa Nacional de Qualidade (PNCQ) os laboratórios de Sorologia, Hemostasia, Hematologia e Bioquímica Eritrocitária. O Hemocentro também participa de programas de avaliação ligados à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e o International External Quality Assessment Scheme, promovido pela World Federation Hemophylia.

Doe sangue e salve vidas!

Quem pode doar sangue?

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH; ter boa saúde; pesar mais que 50kg; não estar em jejum; dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação e ter entre 18 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos. A doação de candidatos com idade entre 16 e 17 anos será autorizada somente com a presença do responsável legal e ambos portando documento original com foto.

Caso tenha recebido dose de vacina contra gripe e não tiver tido reação, aguardar 48 horas para fazer a doação. Não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, ter diabetes, doença de Chagas, labirintite, convulsões e ter tido malária ou Aids.

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer; os submetidos a transplante de medula óssea e às cirurgias cardíacas; as vítimas de traumas, dentre outros. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em até 48 horas e em nosso serviço pode ser realizada a cada 15 dias.

Dúvidas? Fale com o Hemocentro pelo número (14) 3811 6041, ramal 225. Se preferir, envie mensagens pelo WhatsApp (14) 99624 7055 / (14) 99631 5650.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 7h às 12h.

(da assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes