24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Destaques de Botucatu e região em notícias rápidas


Na segunda feira, dia 18/05, Victória Caroline Ferreira que mora em Botucatu estava passeando com o cachorro na rua da APAE (próximo a Praça Brasil – Japão) quando a coleira estourou. O cachorro saiu correndo e um carro bateu nele. O cão saiu desesperado sentido Supermercado Confiança e Unimed, porém nem a dona e ou motorista conseguiu encontrar o pet. Pessoas dizem ter visto o cão na Cohab 1 e Palos Verdes. Contatos: (14) 99810-1794 (Victória) e 99897-7522 (Maykon).


O Brasil registrou 965 novas mortes por covid-19 em 24 horas, totalizando 22.013, de acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde deste sábado (23). A letalidade (número de mortes pela quantidade de casos confirmados) da doença no país está em 6,3%.

O Brasil teve 16.508 novos casos confirmados e chegou ao total de 347.398. Do total de casos confirmados, 182.798 estão em acompanhamento (52,6%) e 142.587 estão recuperados (41,0%) . Há ainda 3.534 mortes em investigação.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de mortes (6.045). No estado, há 80.558 casos confirmados. O estado é seguido pelo Ceará (2.308 mortes e 35.122 casos), Rio de Janeiro (3.905 mortes e 34.533 casos), Amazonas (1.744 mortes e 28.802 casos), Pernambuco (2.144 mortes e 26.786 casos) e Pará (2.001 mortes e 22.697 casos).


A Prefeitura da Estância Turística de Avaré declarou na sexta-feira, 22, estado de calamidade pública no município.

Formalizada por meio do Decreto Municipal Nº 5835, a medida leva em consideração o Decreto Estadual nº 64.879, que reconhece o atual quadro em decorrência da pandemia da Covid-19 em todo o Estado de São Paulo.

Entre outros pontos, a norma ressalta o aumento expressivo de casos da doença em Avaré, bem como o número de leitos disponíveis para atendimento à população local e 17 cidades para as quais a estância é referência no atendimento na área da saúde.


Covid-19 em Botucatu neste sábado (23):

https://www.facebook.com/agencia14news/videos/996215514108442/?t=2

Botucatu terá live solidária para ajudar projeto social de Rubião Jr:

https://www.instagram.com/p/CAgcjILpms_/?igshid=zsben19l2f5

Mulher denuncia agressões do marido em Botucatu:

Na noite de sexta-feira (22), por volta das 22h30, a Equipe GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) formada pelos agentes Zambonato e Lauriano, foi chamada pela Central de Atendimento da GCM para atender uma ocorrência de violência doméstica na Vila São Luís, em Botucatu. Os guardas civis conversaram com a mulher de 24 anos. Ela informou que seu companheiro chegou embriagado em casa e começou a agredi-lá com vários socos em sua cabeça e boca, ainda a ameaçou de morte. O homem de 32 anos negou as agressões e ameaças. Alegou que houve somente um desentendimento. Em seguida, o caso foi levado ao Plantão Policial, onde a delegada Ana Carolina registrou boletim de ocorrência de violência doméstica. Chegou a ser arbitrada fiança de R$ 1.500,00, que não foi honrada. O homem acabou recolhido na cadeia pública de Itatinga, ficando à disposição da justiça.

Botucatu tem 198 casos positivos de Covid-19:

De todos os testes realizados até agora, Botucatu chegou a 198 pessoas infectadas pelo Covid-19 nesta sexta-feira (22). Parte desses testes foram na comunidade (1.120 positivos e 125 negativos) e o restante em internados. A maioria não precisou ser hospitalizada. Com os novos resultados em testes chegou-se a 198 casos positivos, 7 óbitos e 34 altas – números somados desde o começo da pandemia. Hoje são 22 internados, sendo 19 no Hospital das Clínicas e 3 na Unimed. A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid é de 62% no HC e 10% na Unimed.

Na tarde desta sexta-feira (22), a Guarda Civil Municipal prende um homem de 27 anos por tráfico de drogas, nas proximidades da antiga Cesp, em Botucatu. O GCM Maia estava passando próximo quando viu a pessoa em questão em atitude suspeita. Ele estava abaixado na área verde manuseando algo. Pediu-se apoio dos agentes Inspetor Barcaça e a GCM Shirley que fizeram a abordagem. A Guarda Civil localizou 24 porções de crack embaixo de um balde, além de uma embalagem plástica contendo pedaços da droga, uma porção de cocaína, e um pacote plástico contendo 90 embalagens plásticas, tesoura e uma balança de precisão. Ainda foi encontrado o valor de R$ 878,00. O caso foi apresentado à DISE – Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes. O delegado Marcos Mores realizou o flagrante de tráfico de drogas. O homem acabou preso.


Ônibus contra o Covid-19:

A Caio passou a oferecer kit de opcionais para os ônibus, composto por proteção em vidro para o motorista e para o cobrador, evitando o contato direto com os passageiros. Os itens podem ser rapidamente instalados em veículos zero km e também nos que estão em operação.

Para os passageiros, há duas soluções com possibilidade de aplicação imediata: sanefa transparente nos assentos preferenciais, com o objetivo de isolar e proteger pessoas que se enquadram nos grupos de risco. Poltronas demarcadas por capas na cor vermelha, produzidas em material de fácil higienização, que podem indicar os assentos a não serem ocupados, para manter o distanciamento social necessário.

Estão sendo desenvolvidos também, outros itens técnicos, de fácil aplicabilidade, como o higienizador de mãos e equipamento para aferição de temperatura, a serem instalados na entrada dos veículos.

Segundo engenheiros da Caio, nos ônibus, devido à elevada taxa de renovação de ar proporcionada pelos ventiladores e exaustores, ar condicionado, janelas, alçapões e tomadas de ar naturais, a troca de ar é muito maior que em ambientes fechados, com pouca ventilação, sendo que este elevado nível de troca de ar auxilia na dissipação das microgotas emitidas em conversas, proporcionando um ambiente mais seguro e limpo. As trocas de ar, considerando apenas os exaustores e ventiladores nas unidades da marca Caio Induscar, chegam a 33% acima do estabelecido por norma e 63% acima do estabelecido para locais fechados como escritórios, bancos e supermercados. O uso de máscara é sempre indicado.


Igreja Assembleia de Deus Ipiranga fez momento de oração pedindo a proteção dos funcionários da Embraer durante a Covid-19, em Botucatu:

https://www.facebook.com/adibotucatusede/videos/289708368723851/?t=14

Lourival Panhozzi comentou sobre caso de paciente que ficou internado em SP, capital. Houve orientação de pessoa que morreu não ter velório, pois houve contato com outros pacientes com Covid-19:

https://www.facebook.com/100011505304414/videos/1091163914610442/

Ourinhos (SP) vai retomar as missas presenciais e as demais celebrações. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (20) pelo bispo Dom Salvador Paruzzo. A orientação é que os padres das igrejas da diocese, segundo a nota, “abram-se as igrejas, em horários específicos, para a oração pessoal; retome-se a celebração pública da Santa Missa”.

Depois de 2 meses de Distanciamento Social, vendo a necessidade de participar a Santa Comunhão de muitos fiéis, as orientações de outras dioceses, o parecer do Promotor Dr. Adelino Lorenzetti Neto e do Prefeito de Ourinhos, envio a seguinte Nota que segue abaixo:

“A vida é dom e compromisso! Seguindo as atuais indicações das autoridades sanitárias, orientamos que: Abram-se as igrejas, em horários específicos, para a oração pessoal; Retome-se a celebração pública da Santa Missa; Observem-se todas as normas estaduais e orientações de cada município da diocese, em relação ao número de fiéis nas celebrações; Observe-se o distanciamento de dois metros entre as pessoas, o uso obrigatório de máscara e de álcool em gel 70%; Distribua a Sagrada Comunhão somente um presbítero ou um diácono; Receba-se a Sagrada Comunhão exclusivamente na mão; Exorte-se as pessoas do grupo de risco a participar das celebrações pela internet; Reserve-se um lugar especial para receber a doação de alimentos; Higienizem-se os espaços usados após cada celebração e mantenha-se a ventilação dos mesmos. Cumpram-se de forma irrestrita estas normas. Quando houver novas orientações, haverá nova notificação. (Dom Salvador Paruzzo – Bispo da Diocese de Ourinhos).


Ourinhos registrou mais três casos confirmados de coronavírus nesta segunda-feira (18). Ao total, 43 pessoas testaram positivo para a doença no município. Dessas, 22 não apresentam mais sintomas, 17 estão em monitoramento e 04 óbitos foram registrados por covid-19.
Nove pessoas classificadas como casos suspeitos estão sendo acompanhadas pela equipe de saúde. Entre os internados, há nove casos positivos e 04 suspeitos. Vale reforçar que os dados de internados já estão contabilizados nos dados de suspeitos e confirmados.
Outros 129 pacientes submetidos ao exame laboratorial tiveram resultado negativo e a suspeita para o covid-19 foi descartada.


Botucatu – A vereadora Rose Ielo [PDT] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para encaminhar por meio de requerimento, um pedido por esclarecimentos a respeito de servidores de cargos com função gratificada que estão trabalhando em jornada de 40 horas semanas, mas assinando o livro de ponto e com holerites com apenas 30 horas, especificamente os cargos de diretores, vice-diretores e coordenadores da rede municipal de educação. Além desse, a vereadora pede também para que sejam retomadas as atividades nos CRAS, Cadastro Único e outros serviços considerados essenciais, com medidas de segurança aos profissionais e usuários e dando ampla publicidade no sistema de atendimento sem aglomerações. Os dois documentos foram aprovados pela unanimidade dos demais legisladores e encaminhados aos destinatários para eventuais respostas.

Confira as ementas dos requerimentos apresentados pela vereadora Rose Ielo:

[349/2020] – Secretário de Educação – solicitando esclarecimentos sobre os casos em que servidores de cargos com função gratificada (FG) estariam trabalhando em jornada de 40 horas semanais, porém, assinando livro de ponto e sendo demonstrado nos holerites o trabalho de 30 horas semanais, especificamente nos cargos de Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores de escolas da rede municipal de ensino, bem como informar se há processos judiciais de servidores ativos e inativos cobrando da Prefeitura Municipal a diferença das 10 horas trabalhadas.

[342/2020] – Prefeito e Secretária de Assistência Social – solicitando analisar o retorno dos serviços nos CRAS, Cadastro Único e outros considerados essenciais conforme recomendação da Portaria nº 54 com medidas de segurança tanto aos profissionais quanto aos usuários, dando ampla publicidade no formato de atendimento sem aglomeração de pessoas, bem como as orientações da nota técnica do governo do Estado anexa.


A Secretaria Municipal da Saúde informa os dados atualizados sobre a pandemia do coronavírus em Avaré nesta quinta-feira (21/05):

39 casos confirmados de Avaré: 3 estão em isolamento domiciliar, 30 curados, 3 óbitos, 2 internados na Santa Casa de Avaré e 1 internado no hospital da Unimed em Botucatu;

Outros 3 casos confirmados internados na Santa Casa de Avaré, sendo 2 de Barueri e 1 de Piraju;

330 casos descartados, incluindo os exames feitos em laboratórios particulares;

7 casos suspeitos aguardando resultado de exames, sendo 6 hospitalizados (1 em ventilação mecânica);

Além da disponibilização diária na página no Facebook, a tabela com os dados de Avaré também está disponível na página da Prefeitura de Avaré.

O link é o https://www.avare.sp.gov.br/index.php/coronavirus


Covid-19 no HC de Botucatu com casos da cidade e região:


Acompanhe ao vivo, às 12h30, coletiva de imprensa com o Governador João Doria sobre medidas de combate ao coronavírus (COVID-19).


Nesta quarta-feira (20), a Mega-Sena pode pagar um prêmio estimado em R$ 2 milhões para quem acertar as seis dezenas sorteadas

O sorteio do concurso 2.263 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá mais de R$ 4,3 mil em rendimentos mensais. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Também nesta quarta-feira, a Lotofácil sorteia um prêmio de R$ 1,5 milhão para o apostador que acertar 15 dezenas. O valor de uma aposta simples na Lotofácil é de R$ 2,50.

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e também no portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br).


Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (20), na Estrada do Porto, no bairro Baguari, em Conchas (SP).

O veículo conduzido por uma agente de saúde capotou na pista. Apesar do estrago, a condutora e os ocupantes não tiveram ferimentos graves.

(Fotos: Sidnei Miranda – Folha Regional – Conchas)


Nasceu Théo, o primeiro bebê da charreata realizada no Jardim Planalto, em Botucatu. Ele veio pesando 3.635kg e 51 centímetros. A mamãe Francine passa bem o pai Giva agradeceu a todos pelo carinho. O chá de bebê de carros em Botucatu levando os presentes até a casa da mãe foi destaque no site 14news em reportagem anterior. Veja abaixo:

Morreu um dos ocupantes de um ultraleve que caiu no domingo (17) em um canavial entre Macatuba e Pederneiras (SP). Diego Estabile Schiavon, de 28 anos, era passageiro na aeronave. Ele faleceu na segunda e foi sepultado na terça em Pederneiras. Ele ficou internado no Hospital Estadual de Bauru e apresentava 90% do corpo queimado. O piloto de 32 anos está internado na UTI do Hospital Piedade, em Lençóis Paulista.


Ourinhos – Uma menina de 3 anos morreu afogada na piscina de sua casa na tarde de terça-feira (19). O acidente aconteceu na Vila Odilon, onde ela estava com a mãe, e a criança entrou na piscina sem a mãe ver. O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimar a menina, mas ela não resistiu.


A Rádio Botucatu FM está lançando uma plataforma online gratuita durante a pandemia do Covid-19 para auxiliar comerciantes para anunciarem seus produtos. O lançamento será nesta quarta-feira (20) ao meio-dia. O Guia Top tem o endereço: www.guiatopbotucatu.com.br


Live vai orientar mulheres sobre estupros

-Professor Ed Gonçalves – Krav Magá

Ed Gonçalves que é professor de Krav Maga – defesa pessoal – fará uma live no Facebook para orientar mulheres. Ele tem feito um trabalho voluntário com Cleuce Mazzuti, moradora de Botucatu em praças com aulas gratuitas, e agora ainda mais depois de uma tentativa de estupro no Jardim Paraíso, a live será feita tendo em vista a realidade do Covid-19, que não permite aulas com aglomerações. A live será às 19 desta quarta-feira (20) pelo facebook de Ed Gonçalves. O projeto em Botucatu chama-se: “Seu corpo, suas regras”.


Covid-19 em Botucatu nesta terça-feira (19):

Na data de ontem, 18, foi registrada a alta de um paciente de sexo masculino, por volta de 50 anos, morador de Itatinga, que estava internado em enfermaria no HCFMB desde o dia 10 de maio no HCFMB com diagnóstico confirmado de COVID-19. O paciente continuará tomando medidas de isolamento e monitorado diariamente.


A Secretaria Municipal da Saúde informa os dados atualizados sobre a pandemia do coronavírus em Avaré nesta terça-feira (19):

39 casos confirmados de Avaré: 3 estão em isolamento domiciliar, 30 curados, 3 óbitos, 2 internados na Santa Casa de Avaré e 1 internado no hospital da Unimed em Botucatu;

Outros 3 casos confirmados vindos de fora internados na Santa Casa de Avaré, sendo 2 de Barueri e 1 de Piraju;

314 casos descartados, incluindo os exames feitos em laboratórios particulares;

9 casos suspeitos aguardando resultado de exames;

4 internados na Santa Casa de Avaré aguardando resultado de exames, sendo 1 paciente em ventilação mecânica.


Coletiva sobre medidas do Governo do Estado frente ao Covid-19:

Prefeito Pardini de Botucatu: “Além da reconstrução das 42 pontes que foram afetadas pelas fortes chuvas de fevereiro, nas áreas urbana e rural, outro importante trabalho vem sendo desempenhado em parceria com a Sabesp: o restabelecimento do sistema de esgotamento sanitário da região do Lavapés. Emissários, coletores, travessias de rio e outros dispositivos, investidos durante os últimos 30 anos e que despoluíram totalmente o Rio Lavapés, foram prejudicados naquele fatídico dia. Porém, as equipes da Sabesp já estão recompondo o sistema, que evitará que o esgoto caia no rio. Nossa expectativa é que até o fim do ano o rio esteja limpinho e cheio de peixes novamente!”.

https://www.facebook.com/pardinibtu/posts/2333959253573584

Vagas do PAT em Lençóis Paulista. Para se candidatar, o trabalhador deve seguir as orientações que constam na divulgação da vaga de seu interesse. As vagas poderão ser suspensas a qualquer momento a pedido da empresa contratante, para inicio do processo seletivo ou após preenchidas

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3525546217461339&type=3

A Secretaria Municipal da Saúde informa os dados atualizados sobre a pandemia do coronavírus em Avaré:

39 casos confirmados: 4 estão em isolamento domiciliar, 28 curados, 3 óbitos, 3 internados na Santa Casa de Avaré e 1 internado no hospital da Unimed em Botucatu;

2 casos confirmados internados na Santa Casa de Avaré, sendo os mesmos de Barueri;

314 casos descartados, incluindo os exames feitos em laboratórios particulares;

5 casos suspeitos aguardando resultado de exames;

4 internados na Santa Casa de Avaré aguardando resultado de exames, sendo 1 paciente em ventilação mecânica.


Nesta segunda-feira (18), funcionários da Havan, usando a camiseta da empresa, máscaras e bandeiras do Brasil, fizeram protesto com cartazes e a frase “queremos trabalhar”. Eles passaram em frente à Prefeitura onde ficaram alguns minutos e subiram a avenida Dom Lúcio, voltando à unidade que fica na entrada da cidade. O 14News enviou pedido de resposta para a Havan para saber se a empresa foi quem promoveu o protesto. “Houve protestos em todas as cidades em que eles não estão podendo trabalhar. E é uma manifestação voluntária deles. A empresa não interfere”, informou a assessoria da Havan.

https://www.facebook.com/giabonini/videos/10207366686961738/?t=5

Na madrugada de segunda-feira (18), por volta das 3h da madrugada, a equipe da GCM de São Manuel, composta pelo subcomandante Freitas e os GCMs Campos e Braga, estava em patrulhamento preventivo quando viu dois homens carregando caixas de papelão e mochila com garrafas de bebidas, latas de cerveja e demais objetos. Eles contaram terem furtado os produtos de um bar mediante arrombamento da janela. Os furtadores foram levados ao plantão de Botucatu e presos. Grande quantidade de itens foi devolvida ao dono.


Fábrica de lingerie Provence de Agudos (SP) suspendeu a produção para confeccionar máscaras. Para atender demanda de pedidos, empresa optou por vender as lingeries em estoque e fabricar apenas os produtos de proteção. Parte da produção também será encaminhada a doações. As lingeries continuam sendo vendidas pela internet, o que permite que cada kit com três máscaras seja vendido a preço de custo. Na mesma linha em Botucatu a empresa Fogazza Cosmetics passou a comercializar álcool em gel de alta qualidade para atender a demanda em sua loja física ou no site.


Uma aeronave caiu na tarde de domingo (17) em uma área rural entre Macatuba e Pederneiras (SP). O ultraleve estava com 2 pessoas e caiu próximo ao km 132 da Rodovia Osni Mateus. Com o impacto a aeronave ficou destruída. O piloto de 32 anos e o passageiro de 28 tiveram fraturas e queimaduras graves. Eles foram socorridos ao pronto atendimento de Lençóis Paulista. O acidente será investigado.


Durante o Covid-19, moradores de Palmital (SP) desenvolvem o projeto Geladeira Solidária que fica na Praça João Montanher, na Vila São José. O trabalho está disponível para receber doações 24 horas por dia. É só deixar o alimento no local em embalagens individuais para evitar contaminação. Quem precisa de doação passa no mesmo espaço e retira algum item para se alimentar. O trabalho é feito por voluntários que fornecem a energia e fazem a limpeza da geladeira.

Itens podem ser doados por moradores e comerciantes. (Foto: site G1).

O prefeito de Itatinga, João Bosco Borges fez um vídeo sobre fake news tratando que um funcionário de um supermercado estava com Covid-19 e essa mensagem foi espalhada em áudio de WhatsApp. Assim, o prefeito e o gerente da empresa foram à delegacia para o registro do boletim de ocorrência. A mensagem dizia que o prefeito recebeu benefício para não denunciar a irregularidade, o que foi desmentido por ele.

https://www.facebook.com/joaoboscoborgesoficial/videos/1429908977217164/?t=36

O final de semana começou com a morte de 2 jovens em acidente de moto. Os rapazes de 22 e 26 anos estavam na Vicinal Kitizo Uityama, entre Promissão e Guaiçara (SP). Maicon Simão Silva, de 26 anos, e André Henrique Pereira, de 22, estavam no sentido contrário e bateram de frente. Eles que moravam em Promissão morreram na hora. Maicon trabalhava como fotógrafo e modelo. As causas do acidente são investigadas pela polícia.


Em apenas 48 horas foi registrada a morte de mais uma criança da Capital vítima do novo coronavírus. Ela tinha apenas três anos e é a sexta vítima infantil no estado, a terceira nesta semana. Até sábado (16), 4.688 pessoas morreram com COVID-19 em SP. Outras cinco crianças faleceram com a doença em menos de um mês. A primeira e a segunda foram da Capital e tinham 7 meses e um ano de idade. A terceira era de Penápolis, com 9 anos. Na semana passada foram mais duas: uma de 4 anos, de Francisco Morato, e um bebê de um ano da cidade de São Paulo. No sábado também foram confirmados 61.183 casos, com pelo menos uma pessoa infectada em 461 cidades. Já os registros de vítimas fatais estão em 212 municípios.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes