A Estância Turística de Avaré comemora seu 159º aniversário no dia 15 de setembro. A data da fundação que remete ao longínquo ano de 1861, no entanto, é apenas simbólica.
A opção pelo 15 de setembro, dia em que a Igreja celebra as Dores de Nossa Senhora, foi uma forma de deixar registrada a religiosidade dos primeiros habitantes, já que o povoado surgiu ao redor de uma capela dedicada à santa.
Dona de uma beleza natural exuberante, Avaré se transformou em estância turística graças à Represa Jurumirim, distante cerca de 19 quilômetros do centro da cidade.
O reservatório concluído em 1962 deu origem a aproximadamente 1,8 mil quilômetros de praias, formando um verdadeiro mar de água doce.
Outra atração no quesito beleza natural é o Horto Municipal. Floresta conservada na zona urbana, é ponto de encontro entre avareenses e turistas. A cidade conta ainda com cachoeiras e trilhas para ciclistas.
Além disso, ostenta atrativos que moldam o cenário urbano. Entres eles estão o Mercado Municipal, o Largo São João e o Santuário Nossa Senhora das Dores, este erguido no ponto em que a cidade surgiu, marco religioso considerado ainda patrimônio cultural e arquitetônico.
Com aproximadamente 91.232 habitantes, segundo dados recentes do IBGE, Avaré é referência para dezenas de cidades da região, principalmente em termos de comércio, saúde e educação.
A cidade se destaca ainda em termos estaduais e nacionais. Chamada de Capital Nacional do Cavalo, a estância também é conhecida pelas competições equestres e pelos grandes eventos agropecuários que promove.