29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Sistema da polícia tem serviço para consultar bicicletas furtadas

É importante guardar o número de identificação que fica na estrutura principal de sua bicicleta. Isso porque em caso de furto esse número pode ser passado à polícia.

Também é essencial que a pessoa que vai comprar uma bicicleta, usada, que faça a consulta se a bike não é ilícita.

Em alguns casos as pessoas ainda guardam a nota fiscal o que permite ceder esse número de registro à polícia.

Quem compra um modelo já usado também deve pedir um recibo com a identificação do vendedor e assim evitar responde por crime de receptação.

Para consultar basta clicar em http://www.ssp.sp.gov.br/consultabicicleta

“Quando se registra o BO importante passar o número de série da bicicleta e assim fica cadastrado esse número é possibilita sua localização e apreensão”, orienta o delegado Seccional de Botucatu (SP), Lourenço Talamonte Neto.


APP que ajuda a encontrar bikes

EBC | Aplicativo ajuda na recuperação e identificação de bicicletas roubadas
-Grupos de ciclistas criaram APP para identificar bikes no DF

Um aplicativo de celular tem ajudado ciclistas e autoridades policias na identificação e recuperação de bicicletas roubadas. O Bike Registrada foi criado por um grupo de ciclistas que viu a dificuldade de ter seu bem de volta, após um roubo.
 
Por meio da ferramenta é possível incluir dados do ciclista e da bicicleta, número de série no quadro, em um cadastro nacional, que permite ainda informar o roubo do veículo.


No Distrito Federal (DF), a Polícia Militar (PM) usa o aplicativo para checar a origem de bicicletas encontradas com suspeitos, bem como, identificar o verdadeiro proprietário.


Michello Bueno, capitão da Polícia Militar do DF, lembra que antes do aplicativo, quando a polícia suspeitava da procedência de uma bicicleta, era necessário levar o objeto e o suspeito a uma delegacia de polícia, para verificar se ela era roubada ou não, o que, segundo ele, levava muito tempo e burocracia. De acordo com o capitão, só este mês já foram recuperadas mais de 100 bicicletas.
 
Atualmente, a polícia consegue checar as informações tanto fazendo a leitura do selo de segurança – um adesivo com QR CODE pode ser lido no celular ou apenas colocando o número de série, uma espécie de chassi da bicicleta, que o usuário deve informar ao se cadastrar no aplicativo. Segundo o policial, no caso de o número do chassi da bicicleta estar raspado ou adulterado, a pessoa que está com a bicicleta é detida imediatamente e conduzida a uma delegacia para averiguação.
 
O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em qualquer smartphone. Para baixar entre na página do Bike Registrada.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes