Em Botucatu, as ligações feitas ao telefone 193 dos bombeiros já estão sendo atendidas em Bauru (SP). Essa mudança ocorreu após reorganização de regionais que descentralizou o comando da capital para o interior. Dessa, forma, os bombeiros ressaltam a importância das pessoas passarem o máximo de detalhes do local da ocorrência. Veja nota oficial do Corpo de Bombeiros de Botucatu:

No dia 30 de julho de 2020 foi publicado no Diário Oficial do Estado o Decreto n° 65096 de 28 de julho de 2020 que trata da reestruturação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde houve a descentralização do Comando de Bombeiros do Interior, que até então era em São Paulo para os
municípios de Bauru, Campinas e Guarujá, aproximando o Comando estadual dos problemas do interior.

Com estas mudanças, em todo o Estado de São Paulo, de forma gradativa, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) será integrado ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), passando a funcionar no mesmo local, integrando as forças de segurança, visando a otimização do
atendimento operacional e consequente diminuição do tempo resposta.

Dessa forma, desde o dia 16 de novembro de 2020, todas as ligações do telefone de emergência 193, em Botucatu e em toda a região, passaram a ser atendidas pelo COPOM de Bauru e não mais direto nos municípios.

Acreditamos que a única favorecida com essas mudanças é a população que contará com um atendimento ainda mais rápido, preciso e eficiente.

EDSON WINCKLER FILHO – CAP PM Comandante do 5º SGB – 15º GB