19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Voto do eleitor maior de 70 anos é importante instrumento de participação política

O eleitor maior de 70 anos, ao exercer o direito ao voto, contribui para transformar o cenário político, social e econômico do Brasil. O voto do idoso é fundamental para eleger os representantes políticos do país. Portanto, ainda que o seu voto seja facultativo, é importante usufruir dessa conquista, que é uma garantia constitucional.

Eleitores dessa faixa etária podem procurar os cartórios ou postos de atendimento e unidades do Poupatempo que tenham serviços eleitorais, caso precisem regularizar a situação eleitoral.

“É uma questão de cidadania, porque a política afeta a vida de todos, então temos de participar, é um direito nosso”, afirmou Celi Lopes, aposentada de 74 anos, que faz questão de continuar votando porque quer escolher seus próprios candidatos.

Biometria

A Constituição Federal, no artigo 14, § 1º, inciso II, determina que o voto é facultativo para os maiores de 70 anos.

Por isso, caso o eleitor com voto facultativo não tenha feito a biometria nas cidades onde o procedimento foi obrigatório em 2019 e não regularize a sua situação até 6 de maio, a única restrição em sua vida civil será a impossibilidade de votar, decorrente do cancelamento do título. Não sofrerá outros impedimentos, como o de receber aposentadoria, obter passaporte, CPF e empréstimos.

(com TRE-SP)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes