20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pessoas com deficiências intelectuais podem participar de programa para inclusão e trabalho

Com o intuito de ampliar a capacidade de pessoas com deficiências intelectuais de gerirem a própria vida e de se relacionarem, favorecendo a convivência social, geração de renda e inserção no ambiente corporativo, o  Programa Educação para o Trabalho – trampolim do Senac Botucatu já soma nove anos e acumula histórias de superação. Como é o caso de Matheus Amós, de 19 anos e que iniciou o curso em 2018.

“Poucas semanas depois do início do programa, vimos o seu desabrochar. Antes, era um menino tímido e muito recluso, aos poucos ele foi se soltando, conversando, se interessando por outras atividades e desenvolvendo sua independência, além de conquistar seu espaço no mundo do trabalho”, conta Cleber de Oliveira, pai de Matheus.

Hoje, o jovem está empregado num supermercado da cidade como aprendiz. Cleber ressalta com orgulho que essa colocação significou muito para o filho, “pois deu a ele autoconfiança para mostrar sua capacidade de realizar atividades e ter responsabilidades no trabalho”.

Esse desenvolvimento está diretamente relacionado à estrutura curricular do Programa Educação para o Trabalho – trampolim, que desenvolve nos estudantes competências do mundo corporativo e promove atividades que fazem parte do cotidiano deles, dando sentido às suas descobertas e valorizando o que já conhecem. Dessa maneira, o curso contribui para o desenvolvimento de competências e prepara os participantes para os desafios do mundo do trabalho.

“Para o aperfeiçoamento dessas competências, são promovidas atividades relacionadas ao atendimento ao cliente e à comunicação, entre outros direcionamentos, além de promover o empreendedorismo. Toda essa abordagem é sustentada por meio de metodologias ativas e participativas, como jogos, quiz, exibição e criação de vídeos, simulações, debates e pesquisas”, destaca Aline de Cassia Correa, docente da área de desenvolvimento social do Senac Botucatu. 

Nesse contexto, as aulas são planejadas para incentivar nos estudantes a autonomia para gerir as próprias vidas, a capacidade de fazer e manter amizades e a habilidade em desempenhar atividades cotidianas típicas da vida adulta, como um emprego ou até mesmo se locomover de ônibus. “Temos acompanhado muitos estudantes vindos desse programa que procuram outras formações no Senac porque descobriram que é possível se profissionalizar, trabalhar ou descobrir novas possibilidades, sem restrições”, celebra Juliana Brito de Oliveira, também docente da área de desenvolvimento social da unidade.

Devido ao cenário atual, as aulas do Programa Educação para o Trabalho – trampolim seguirão em formato remoto ou misto em 2021, mas mantendo a sociabilização e criação de vínculo, já que as relações ao longo dos encontros são próximas e motivadoras. “O uso das ferramentas tecnológicas, principalmente smartphones e seus aplicativos, possibilitam a interação e manutenção das amizades, além de favorecer a autonomia”, diz Juliana.  

Inscrições já estão abertas para o próximo ano. Para mais informações, acesse o Portal: https://www.sp.senac.br/web/senac-botucatu.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes