Uma foto mostra uma pessoa entrando de maca no INSS – Instituto de Seguro Social na unidade de Botucatu.

No momento, havia várias pessoas na porta buscando informações na agência da Rua Curuzu, no centro.

O serviço tem sido feito internamente após agendamento. A orientação na porta é dada por um vigia.

Para saber mais detalhes sobre o atendimento de uma pessoa levada na maca a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do INSS no sábado e aguarda resposta.

RESPOSTA DO INSS

14News – No local há um porteiro ou vigia que dá orientação. Não seria possível um funcionário especializado?

Resposta – O INSS não exige que o segurado sem condições de se locomover compareça presencialmente às suas unidades. Para esse atendimento, é possível solicitar perícia hospitalar ou domiciliar. Na data agendada, o representante precisa ir ao INSS e apresentar documento médico relatando estado de saúde do segurado e onde ele se encontra, para que seja avaliada a necessidade da perícia no hospital ou em casa.
Não é possível verificar, sem mais informações, porque foi agendado para que o segurado comparecesse na própria unidade do INSS. Esse agendamento é feito pelo telefone 135, site gov.br/inss ou aplicativo Meu INSS para celular.

14News – Como está a rotina de atendimento dos casos quanto ao fluxo, à distancia ou presencial?

Resposta – O INSS estabeleceu diversas medidas para garantir a segurança dos segurados e servidores. Dentre elas, houve a aquisição de equipamentos de proteção individual, a instalação de barreiras acrílicas e a sinalização das agências. O uso de máscara é obrigatório no interior das unidades e todos têm a temperatura aferida na entrada.

Há também controle do acesso e os segurados só podem ser atendidos após ter feito agendamento, pelos canais remotos (telefone 135, site gov.br/meuinss ou aplicativo Meu INSS para celulares). A maior parte das solicitações pode ser resolvida por esses canais, sem que o segurado precise sair de casa.

A foto foi encaminhada por um ouvinte à Rádio Municipalista.

Para saber mais ligue 135 ou www.gov.br/inss/pt-br para realizar agendamento de serviços. Veja todas as orientações no site do INSS.