19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Ministério da Saúde e Governo do Estado se pronunciam sobre medicamentos em falta

Depois de queixas de pacientes sobre falta de alguns medicamentos de alto custo em Botucatu, a reportagem do 14News foi ouvir o Governo do Estado e o Ministério da Saúde.

A demanda à reportagem é as pessoas não estavam encontrando os medicamentos Leflunomida 20mg e Adalimumabe 40mg subcutânea, ambos para artrite, na farmácia de alto custo que funciona no HC – Hospital das Clínicas de Botucatu há 2 meses.

A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura. Em geral, seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas, em alguns casos, pode-se recorrer à cirurgia.

Resposta do Governo do Estado:

“A Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) do Hospital das Clínicas de Botucatu está abastecida com o medicamento Leflunomida que, como o Adalimumabe, é adquirido pelo Ministério da Saúde, responsável pelo planejamento, compra e distribuição ao Estado, que por sua vez apenas redistribui para as farmácias à medida que os lotes chegam a SP”. 

“A Secretaria de Estado da Saúde permanece em contato com o Ministério, que sinalizou a entrega do Adalimumabe para o mês de julho. Os pacientes serão comunicados quanto à retirada tão logo ocorra a entrega”. 

Ministério da Saúde:

“O Ministério da Saúde informa que o abastecimento do medicamento adalimumabe (seringa) está regular. É importante esclarecer que a distribuição é feita pela pasta a partir da demanda informada pelas gestões estaduais. O quantitativo suficiente para o segundo trimestre de 2021 foi enviado para todos os estados e Distrito Federal. Para os meses de julho, agosto e setembro, 80.384 seringas solicitadas pela secretaria estadual de Saúde de Saúde estão com previsão de entrega para essa sexta-feira (25)”.

“Quando ao medicamento leflunomida, a pasta esclarece que enviou a quantidade solicitada pelo estado de São Paulo para abril, maio e junho – 719.340 unidades – e para os meses de julho, agosto e setembro – 810.180 unidades foram entregues no dia 23/06. A entrega de um novo quantitativo solicitado, de 941.520 unidades, está previsto para ser entregue no dia 30/06”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes