Polícia Civil ampliou atuação nas ruas. (Foto: Edson Lopes Jr- arquivo)

Como o atendimento ao público nas delegacias é feito agora somente em casos graves, a Polícia Civil está auxiliando com rondas, como nas ruas comerciais, buscando evitar crimes.

Segundo o delegado Seccional de Botucatu, Lourenço Talamonte Neto, o trabalho policial nas ruas tem sido feito principalmente das 22h às 5h da manhã. “Esse trabalho é realizado nos horários onde o comércio está fechado reforçando a segurança”, comentou.

A ronda é feita em Botucatu e mais 12 cidades da regional da Polícia Civil sediada em Botucatu.

O efetivo usado é de policiais da Dise (entorpecentes) e DIG (que cuida de crimes mais graves).

O delegado informou que em caso de crimes graves, o policiamento é direcionado para a apuração. Ficaram suspensas as intimações, porém em crimes como assaltos, a polícia decretou prisão dos criminosos.

DETERMINAÇÃO ESTADUAL

A Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br) passou a registrar, na quarta (25), uma série de crimes que antes só podiam ser registrados presencialmente. Agora é possível notificar pela internet roubo ou furto a residência; roubo ou furto a estabelecimento comercial; crimes contra o consumidor; roubo ou furto de carga; ameaça; estelionato; entre outros.

O sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo agora registra pela internet a quase totalidade das ocorrências policiais. A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de provas, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica.

As delegacias territoriais seguem funcionando normalmente, mas, em razão da disseminação da COVID-19, a Polícia Civil recomenda a utilização do modelo eletrônico para evitar aglomerações nos DPs e, assim, reduzir os riscos de contágio. A ampliação da Delegacia Eletrônica estava prevista para o segundo semestre, mas foi antecipada por causa da doença.

-O delegado Seccional Lourenço Talamonte Neto falou sobre o trabalho

A partir do registro feito pelo cidadão no portal, as ocorrências serão avaliadas pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área do fato.

O delegado responsável, assim que receber a notificação, fará o enquadramento da natureza do crime e adotará as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar as diligências e perícias necessárias. A vítima também vai receber mensagem por e-mail com as devidas requisições de perícia médico-legal, juntamente com uma cópia do Boletim de Ocorrência finalizado.

A Delegacia Eletrônica pode ser acessada a partir de computadores, smartphones ou tablets, por meio do endereço eletrônico www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

Combate à subnotificação

Criada em 2000, a Delegacia Eletrônica tem como principal objetivo facilitar e incentivar o registro de ocorrências, evitando assim a subnotificação de crimes. O sistema, disponível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, proporciona maior comodidade e praticidade às vítimas, que não precisam mais de deslocar até os distritos policiais para registrar as ocorrências.

Desde que entrou em funcionamento, a Delegacia Eletrônica já registrou mais de 13 milhões de ocorrências, sendo mais de 220 mil somente nos dois primeiros meses deste ano. Em 2019, por exemplo, as modalidades disponíveis no serviço digital apresentaram movimento 29% superior ao total de ocorrências presenciais.

Crimes que passaram a ser registrados na Delegacia Eletrônica:
– Ameaça
– Estelionato
– Roubo ou furto a estabelecimento comercial
– Roubo ou furto a residência
– Roubo ou furto de carga
– Crimes contra o consumidor

Crimes que já podiam ser registrados:
– Roubo de veículos
– Furto de veículos
– Furto de documentos/celular/placa de veículo/bicicleta
– Perda de documentos/celular/placa de veículo
– Roubo de documentos/celular/objetos
– Injúria, calúnia ou difamação
– Acidente de trânsito sem vítimas
– Desaparecimento de pessoas
– Encontro de pessoas
– Furto de fios/cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias)
– DEPA – Proteção Animal

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