28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu tem lista de espera de cadeira de rodas

Botucatu (SP) tem uma lista de pessoas aguardando cadeira de rodas para que possam se locomover.

A Assessoria de Políticas de Inclusão tem uma central para conserto e de empréstimo, mas a lista de pessoas precisando sempre é maior que a oferta.

-Botucatu tem oficina para ajudar as pessoas que necessitam do conserto ou empréstimo de cadeira de rodas.

Há ainda uma central também no meio particular para esse aluguel, mas o valor deve ser pago mensalmente à empresa.

Já na Prefeitura, quem quiser doar ou fazer o pedido deve entrar em contato com a Assessoria de Políticas de Inclusão.

A Oficina de Cadeira de Rodas, montada em uma das salas do Centro de Inclusão, atende munícipes que não podem pagar o conserto de suas cadeiras.

No local são feitas trocas de pneus, câmaras, aros, estofamento, soldas e, em alguns casos, adaptações estruturais nas cadeiras.

“Desde que começamos já recebemos 15 usuários que precisaram reparar suas cadeiras de rodas. Aqui também nós ganhamos várias cadeiras sem uso, às vezes com algum defeito, mas que nos ajudam a retirar peças seminovas e reutilizar em cadeiras que chegam para o conserto”, afirma Ana Paula Bassetto, Assessora Especial para Políticas de Inclusão.

Em matéria feita em 2019 a Prefeitura entrevistou a pessoa que atua nesse setor. As cadeiras são reparadas por um servidor, que também é cadeirante, e recebe o apoio voluntário de outros profissionais do município. Wagner Fernando de Oliveira, que se tornou cadeirante após ser acometido da Síndrome de Guillain Barré, é o responsável pela Oficina.

“O que mais me motiva a trabalhar consertando as cadeiras de rodas é a alegria das pessoas ao receber de volta a liberdade de se locomover para onde quiserem. Com a ajuda de serralheiros, tapeceiros e até mecânicos conseguimos ajudar quem nos procura”, afirma Wagner, que ainda completa:

“Me lembro da alegria de um menino que nunca havia saído de casa com a sua cadeira de rodas e após trazê-la aqui na Oficina para alguns ajustes, foi testá-la na calçada. A reação dele foi algo que nunca tinha visto. Era uma liberdade conquistada que ele ainda não havia tido. Foi algo que me emocionou muito e me empolgou a ajudar mais pessoas”.

A Oficina de Cadeira de Rodas recebe a doação de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, bengalas e outros equipamentos que auxiliam a locomoção de deficientes físicos, mesmo que estejam com algum defeito.

A Assessoria de Políticas de Inclusão também faz o empréstimo desses equipamentos restaurados a munícipes que precisam.

Em reportagem recente, após uma pessoa colocar 2 cadeiras para doação na Rádio Municipalista, apareceram mais 10 pedindo a ajuda.

Mais informações:

Assessoria de Políticas de Inclusão

Centro de Inclusão – Avenida Raphael Serra, 460 – Vila Eny

Telefone: 3811-1522 e 3811-1521

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes