23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

AME de Botucatu tem 50% de leitos de enfermaria ocupados e 100% de UTI

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Botucatu está temporariamente atendendo exclusivamente como Hospital de Campanha e casos da Covid-19. A informação foi confirmada nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde ao site 14News.

“Em virtude da necessidade de salvar vidas e priorizar atendimento aos casos de urgência e emergência em meio a pandemia do novo coronavírus, consultas e procedimentos eletivos (não urgentes) têm sido agendados ou reprogramados com base em avaliação caso a caso, dependendo da orientação médica e do quadro do paciente. Os pacientes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com as unidades onde fazem acompanhamento para orientações”, informou a secretaria.

O AME de Botucatu já opera com 20 leitos, somando 16 de enfermaria e quatro leitos de UTI adulto, que foram ativados gradativamente no decorrer de abril. A unidade registra ocupação de 50% em enfermaria e os leitos de UTI estão temporariamente ocupados.

O assunto foi tema também na Câmara Municipal por parte da vereadora Erika Liao Tiago, a Erika da Liga do Bem, ao Secretário de Saúde onde “solicita-se inserir no Boletim Diário da COVID-19 as informações sobre o Hospital de Campanha do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), bem como informar para onde foram encaminhados os pacientes que eram atendidos no AME e os motivos pelos quais não constam nos Boletins Diários os dados do Hospital de Campanha instalado no AME”.

Segundo a secretaria, por se tratar de uma aprovação recente da solicitação da Câmara não havia ainda sido consultada sobre o pedido. “O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Botucatu não recebeu, até o momento, solicitação por parte da Câmara Municipal mas está à disposição. Fundamental esclarecer que o AME tem caráter regional, atendendo pacientes de qualquer cidade, pois está previsto inclusive na Constituição que o SUS é universal. Portanto, moradores de qualquer município podem receber assistência em serviços de referência da rede pública de saúde”. (Do 14News – foto de capa: de arquivo, antes da pandemia).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes