A chuva que caiu no dia 10 de fevereiro em Botucatu (SP) causou mortes, derrubou pontes de concreto e madeira, deixando muito por se fazer até a reconstrução total da cidade.
Até o sistema de abastecimento foi atingido com o conserto feito na sequência pelas equipes da Sabesp. Outro serviço atingido e que as obras continuam é da captação de esgoto.
A Sabesp informou ao 14news que as fortes chuvas que atingiram Botucatu, em fevereiro deste ano, afetaram o sistema de esgotos com danos de grande monta na estrutura das redes de coleta, coletores-tronco e emissários, além de travessias do Rio Lavapés e seus afluentes que cortam a cidade: Tijuco Preto, Córrego do Tenente e Boa Vista (Margem direta do Lavapés) e Debroado, Tanquinho, Água Fria, Cascata, Antártica, São Caetano e Córrego Itália (Margem esquerda do Lavapés).
A Companhia esclarece ainda, que na ocasião, os esforços e investimentos da Empresa ao longo de 20 anos para despoluir os rios da cidade foram perdidos em uma noite.
“A Sabesp com apoio do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Botucatu, realizou em tempo recorde a contratação emergencial para execução dos reparos e recuperação do sistema de esgotamento sanitário de Botucatu. As obras estão em andamento e a previsão é de que sejam concluídas até setembro de 2020. Os recursos aplicados somam R$ 14,1 milhões”.
Uma moradora relatou caso de esgoto na região da Avenida Paula Vieira: