20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Rádio Municipalista de Botucatu completa 58 anos

-Rádio também realizou várias campanhas sociais para ajudar moradores

A Rádio Municipalista completa seus 58 anos nesta quarta-feira (27 de maio). A data foi lembrada por ouvintes e personalidades que ligaram na emissora desde as primeiras horas da manhã.

A rádio AM (1240) que também migrará para FM tem entre suas marcas ser o centro dos debates sobre a cidade e região, bem como ser a voz da população para diferentes demandas.

Tratando de inovação, a rádio também tem seu aplicativo e acesso online e Facebook. Entre o final do ano passado e começo de 2020 foi a mais acessada na internet pela transmissão “streaming”.

A Rádio Municipalista de Botucatu foi fundada pelo empreendedor Emilio Peduti e entrou no ar em 27 de maio de 1962. Opera na frequência 1240 kwz e atua com 10.000 watts de potência, atingindo cidades do centro-oeste paulista. Hoje é comandada pelo diretor, Vanderlei dos Santos, que está na emissora desde 1970.

“Nossa missão tem como principal objetivo servir a comunidade sem fazer qualquer espécie de distinção ou discriminação. Sendo assim, nossa equipe é consciente de seu papel como parte de um órgão de imprensa e se propõe a contribuir para o crescimento econômico-político-social-cultural de nossa cidade. Por meio de nossos microfones trazemos informações, notícias, reportagens e entrevistas que contribuem para nossa missão”, traz a apresentação da rádio em sua página.

A Municipalista também tem em sua marca grandes shows. Realizou apresentações de Moacyr Franco, Golden Boys, Wanderlei Cardoso, Martinha, Wanderléia, Jair Rodrigues, Guilherme Arantes, os Pholhas, passando também por grandes nomes do Sertanejo como Chitaozinho e Xororó, Milionário e José Rico, Lourenço e Lourival, Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Sérgio Reis, César e Paulinho, e um dos mais recentes, Roupa Nova.

Para ouvir: https://player.hstbr.net/radiomunicipalista


https://www.facebook.com/RadioMunicipalista/videos/253848992500908/

Algumas imagens:


Em 27/maio/1962 – era inaugurada a radio municipalista – a rádio do povo – uma emissora radiofônica que tem acompanhado o desenvolvimento de Botucatu – atuando como parceira da comunidade na prestação de serviços, proporcionando muita informação e entretenimento aos seus ouvintes.

Seu fundador – o empresário Emílio Pedutti, nasceu em Botucatu em maio/1904 – sendo filho de José Pedutti e dona Ernesta Borelli Pedutti – imigrantes italianos.

Em 1908 – sua família muda-se para São Paulo, onde Emílio Pedutti realizou seus estudos: primário, ginasial e em seguida realiza o curso de contador pela escola de comércio Álvares Penteado – na capital paulista.

Logo em seguida vem residir definitivamente em Botucatu, sendo que em:
24/julho/1926 – casa-se com dona Maria do Carmo torres Pedutti (Dona Cacau). Desse matrimônio nascem os filhos: Maria de Lourdes Pedutti – Maria Rosa Pedutti – Emilio Pedutti filho.

Nessa época inicia suas atividades profissionais como (guarda- livros) atualmente contador – de diversas firmas botucatuenses.

Logo em seguida entra como simples escriturário na agência do banco francês e italiano de Botucatu.

Nesse banco exerceu todos os cargos até chegar à posição de gerente.
Nesse período com sua vocação para prever bons negócios – monta seu primeiro cinema – o Cine Casino – na praça do bosque.

Em 1944 – constrói na praça do bosque – no terreno onde hoje é o estacionamento de veículos ao lado da loja Jô Calçados – um moderno sobrado com os padrões de luxo da época. Nesse sobrado belíssimo, apelidado na época de “palacete da Família Pedutti” foi onde “Pedutão” viveu sua vida – criou sua família e conheceu um período de prosperidade e muitas alegrias.

Nos anos de 1970 – esse majestoso patrimônio foi vendido e infelizmente demolido, dando lugar a novos empreendimentos.

Emílio Pedutti – foi um empresário de muita visão e nos anos de 1940/1941 – se encantou com a cinematografia, que estava fazendo muito sucesso nos Estados Unidos, e iniciou um empreendimento que mais tarde se converteu na maior rede de cinemas e distribuição de filmes em diversos estados como: São Paulo – Paraná e Mato Grosso.

Conta a história que os trens da sorocabana atrasavam de propósito nas cidades onde havia cinema do Pedutti, para esperar terminar a sessão do cinema e levarem as fitas dos filmes para outras cidades, isso mostra o prestígio e o conceito que atingiu a empresa.

O Grupo Pedutti – cresceu muito e seu dinamismo está ligado a empreendimentos como:

Empresa teatral Pedutti – empresa Bandeirantes de Cinema – Filmaci distribuidora de filmes – Dias e Pedutti projetos e cinemas – cafeeira Pedutti – Rádio Municipalista.

  • Foi vereador de Botucatu em dois mandatos.
  • Foi prefeito de Botucatu em dois mandatos.
  • Por 25 anos foi presidente da Misericórdia Botucatuense.

A Associação Comercial de Botucatu foi também por ele presidida por mais de 10 anos.

Ao lado de tantas realizações para Botucatu – o seu maior triunfo foi trazer para nossa cidade a tão sonhada faculdade de medicina no ano de 1963.

Quis o destino que Emílio Pedutti exercendo o seu segundo mandato como prefeito de Botucatu deixasse toda uma cidade entristecida com seu falecimento em 04/março/1963 – com apenas 59 anos de idade.

Todo o interior de São Paulo sentiu a perda do grande líder municipalista.

Texto produzido por Toninho Sanches e Professor Gamito


“tributo a Emilio Pedutti”

autor: Walter dos reis
do livro: trilhando o Peabiru
editado em : 1987

Emílio Pedutti foi um vitorioso aqui na terra,
Um dos maiores líderes da história de nossa cidade.
Do cinema fez a alegria de milhões de pessoas,
Na vida política projetou sua cidade com conquistas poderosas,

O homem de chapéu de palha, orgulho de nossa gente
Continua entre nós, sempre presente através de seus exemplos
Pelas causas de nossa Botucatu

Sua praça continua majestosa
O bosque reflete sua imagem,
São árvores centenárias que,
Se entrelaçam, e exalam o aroma da natureza,
Reverenciando sua estátua de bronze
Que reluz entre a paisagem.

A saudade ficou, porém,
Há no íntimo de cada cidadão botucatuense
O respeito e o amor dedicado a esse grande líder

Suas últimas palavras:
“Abençoo meus filhos, e a todos que fizerem o bem aos meus,
Abençoo meu povo e minha querida Botucatu. ”…..

O supremo criador do universo,
Do alto ouviu sua benção,
Tornando nosso povo próspero e feliz,
Na certeza de que tudo não foi em vão…….!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes