23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

PT de Botucatu diz em nota que é favorável ao fechamento do comércio

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Botucatu emitiu uma nota sobre o fechamento do comércio na cidade apoiando abaixo-assinado encaminhado ao Ministério Público:

“O Partido dos Trabalhadores de Botucatu vem por meio desta nota demonstrar sua posição diante dos ocorridos, referente a reabertura do comércio de Botucatu no dia 1º de maio e sobre a liminar que determina o seu fechamento no dia 18 do mesmo. Também queremos posicionarmos sobre as postagens e manifestações que expõem os munícipes que acionaram o Ministério Público.

É importante esclarecer que diante da pandemia global da Covid-19, o governo federal vem tomando medidas insuficientes para impedir a proliferação do vírus causador de síndrome respiratória aguda grave, o que leva os estados e municípios buscar suas estratégias próprias. Em 20 de março quando havia 977 casos e 11 mortes no Brasil, como medida preventiva a prefeitura do município de Botucatu optou por instalar bloqueios afim de monitorar a entrada de pessoas que chegavam a cidade, aferindo a temperatura para identificar febre e orientar as pessoas.

Entendemos naquele momento que a ação era prudente por tratar de medidas preventivas para proteger nossa municipalidade. Mas no dia 1º de maio a Prefeitura de Botucatu publica um decreto Lei para abertura gradual do comércio, quando havia 92.202 casos no Brasil, com 6.412 mortes. Sabendo que nosso comércio atende a maioria dos municípios da região, inclusive no momento em que o governo federal tinha adiantado o abono emergencial, o que causou uma certa mobilização no comércio.

Na noite do dia 18 de maio durante a sessão da câmara de Botucatu, uma liminar que exige o fechamento do comércio causou inquietação em alguns parlamentares foi citada, como também houve a menção ao grupo de pessoas que haviam dado entrada da mesma no Ministério Público no sentido de tentar intimidar os autores do documento, que nesse momento quer preservar vidas. Inclusive o vereador CURUMIM (PSDB) mencionou uma ação do prefeito em recorrer do Documento Jurídico. No dia seguinte, ou seja, 19 de maio, quando o Brasil já atingia a marca recorde da Covid-19, com mais de 17 mil mortes, o Vereador ABELARDO (MDB) publicou uma nota em sua página na rede social contendo o nome de todos os munícipes que assinam a lista.

O que leva o Partido dos Trabalhadores a manifestar nesse momento é que diante dos acontecidos, nota-se que o comportamento desses parlamentares está em desacordo das orientações da OMS (Organização Mundial Saúde) e principalmente do Governo do Estado, que editou um decreto Lei que orienta o isolamento social até dia 31 de maio. Portanto, somos solidários a liminar impetrada por essas pessoas, que estão preocupadas com a vida dos trabalhadores, e que gostaríamos que esses parlamentares esclarecessem o que mudou na estratégia do combate a Covid-19 em Botucatu, e qual garantia a gestão pública dará aos trabalhadores e suas famílias caso venham contrair o vírus, e principalmente se houver óbito?

O que se percebe é que tudo isso está acontecendo após os dirigentes da loja Havan de Botucatu patrocinar uma manifestação no sentido de pressionar os gestores públicos, num ato irresponsável expondo crianças inocentes tentando sensibilizar a sociedade. Entendemos que há necessidade de retomar a economia para preservar o emprego, mas de uma maneira estratégica que venha preservar a vida de toda sociedade de Botucatu e região. Ainda estamos sob um grande avanço da pandemia no país, o que mais preocupa é ver o município de Botucatu, através de alguns de nossos políticos trazer o debate de um governo sem rumo, como o do Bolsonaro, que pode promover muitos prejuízos para nosso desenvolvimento e ceifar muitas vidas. É importante ressaltar que nesse momento que perdemos milhares de brasileiros, quem vem tentando reduzir o número de mortes são os governadores, inclusive o de São Paulo.

Fica aqui registrado nosso apoio a essas pessoas que corajosamente agiram em defesa de nosso povo, principalmente dos indefesos, como também nosso alerta para que a sociedade se atenha ao comportamento desses políticos, que nesse momento tenso e delicado agem sobe pressão, a além de não ter equilíbrio emocional para suportar o clima, tentam intimidar aqueles que saem voluntariamente na defesa da vida.

Saudações Petistas! “

Janete dos Santos Lima
Presidenta do PT Botucatu


Vereador André Barbosa (Curumim) respondeu:

“Esse é um momento que não podemos ter lado partidário. É um momento de nos unirmos pensando na saúde da nossa população, mas também na economia local. Temos que fazer uma grande reflexão e sempre se colocando no lugar do outro. Temos comerciantes passando necessidades básicas e temos que abrir alternativas como nosso Prefeito Pardini vem fazendo com muita responsabilidade – com os números da saúde sendo acompanhados diariamente – e vamos continuar firmes e sempre pregando a união para vencermos o nosso único inimigo que é o Coronavírus”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes