19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Após transplante: risco do Covid-19 na Capital faz Nick voltar para casa em Botucatu

-Nick de 8 anos conseguiu a cura com o transplante

Nicoly Cunha, de 8 anos, que está internada em São Paulo cumprindo 47 dos 100 dias pós-transplante de medula, visando a cura da anemia falciforme, agora, terá alta e ficará em casa, em Botucatu.

A reportagem do 14News falou com Karuza, mãe da menina. Elas estão em São Paulo e retornam a Botucatu nessa segunda-feira (23).

São 85 dias de internação e 47 após a infusão. “A medula dela está ótima, a todo a vapor e 100% pega. Ela teve complicação no transplante com tratamento no fígado, de 21 dias”, conta Karuza.

Segunda-feira elas poderão sair do hospital. Era para esperar o chamado “D+100” – para cuidados dela – até o médico entender que ela está bem, mas por conta do coronavírus os profissionais entenderam que o risco em Botucatu está menor do que São Paulo – porque o surto na Capital, diz a mãe, “está assustador”.

“Ela vai estar em casa e proibida de receber visitas e sair de casa, sem exceção e, uma vez por semana vai a São Paulo para exames e curativos – cateter, até entender que está melhor e vão espaçando as consultas. Este ano ela não vai mais à escola. O convênio vai dar todo o suporte. A gente está bem calmo porque teremos o médico de confiança em Botucatu – e também o de São Paulo. Ela vai ter contato com os irmãos que já estão isolados”.

CIDADE MAIS SEGURA

“Agora a gente volta para Botucatu com a cura. Isso também, graças a Deus, ao prefeito, que pelo trabalho que ele está fazendo, sem nenhum caso confirmado na cidade. Isso acabou facilitando pra gente voltar para a cidade, que acabou sendo mais segura para ela. Gostaria de agradecer mais uma vez as orações, as energias positivas que a gente vem recebendo. E graças a Deus a ajuda da população botucatuense conseguiu. A anemia falciforme tem cura, sim”, finalizou a mãe de Nick.

LIVE FEITA PELA MÃE DE NICK

https://www.facebook.com/curadanick/videos/229598678193451/?t=7

SOBRE A DOENÇA

Desde o seu nascimento a Nicoly lutou contra essa terrível doença que a qualquer instante pode causar Infecções, fortes dores, fadiga e outros perigosos sintomas.

Por afetar os glóbulos vermelhos deixando-os em formato de foice, a Anemia Falciforme não pode ser curada através de medicamentos somente, sendo o transplante de medula a única possibilidade de cura, porém encontrar um doador compatível é muito difícil. Infelizmente sua irmã mais velha Yasmin não foi 100%compatível.

Assim, a mãe de Nick engravidou novamente e teve gêmeos. A coleta do material deu certo e Nick teve o transplante realizado após a mãe entrar na justiça e conseguir esse procedimento sendo realizado pela plano de saúde.

DESTAQUES:

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes