18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Saiba os cuidados para evitar escorpiões em casa

Diante do aumento de casos de aparições de escorpiões em São Manuel, a Diretoria de Saúde reforçará as ações de prevenção e combate para reduzir a infestação desses animais.

Em 2021, foram registrados 7 acidentes escorpiônicos, sendo que 5 ocorreram nos últimos 50 dias. Esses dados ainda podem aumentar devido ao crescimento de casos de aparições de escorpiões em nossa cidade. E, com o calor excessivo, chuvas constantes e aumento na oferta de alimento para esses animais, o risco nessa época do ano também tende a crescer.

São nessas mesmas condições que os escorpiões se reproduzem, fazendo com que, além de serem mais visíveis por saírem de seus esconderijos, aumentam a população em toda a cidade.

Medidas Preventivas:

Para evitar a presença e proliferação de escorpiões devem-se adotar as seguintes medidas:

– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;

– Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;

– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;

-Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;

– Não acumular entulho ou materiais de construção;

– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;

– Manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos;

Para evitar acidentes:

– Examinar roupas e calçados antes de usá-los;

– Manter cama, sofás, berços afastados da parede;

– Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão;

– Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões;

Escorpiões têm predileção por ambientes escuros, quentes, úmidos e que tenham insetos, especialmente baratas, alimento favorito do aracnídeo. Por isso, podem ser encontrados em subsolo de edificações, construções inacabadas, entulhos, terrenos baldios, cemitérios, forros, ralos e sótãos de casas, e os acidentes são mais comuns no verão.

O ideal é evitar ambientes assim, não acumular materiais de construção (com vigas, telhas, tijolos etc.) e manter a casa e quintal sempre limpos. A permanência do animal na casa só vai ocorrer se ele tiver onde se abrigar (como frestas de paredes, cantos de armário, entulho), alimento e água. “Evitar focos de umidade e manter as áreas limpas, sem restos de comida, incluindo a de animais, que possam atrair baratas, são fundamentais”.

Em caso de acidentes, lavar o ferimento com água e sabão e em seguida procurar o Hospital para acompanhar a evolução da picada. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente. (Da assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes