19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Projeto Cemeia ganha hotel para insetos para ajudar na polinização e defesa das hortas

Na cidade de Bauru, muitas vezes, os insetos são vistos como um incômodo e a primeira ação é afastá-los. Mas para o Cemeia, o objetivo é trazer os insetos para perto do projeto, e para atrair os bichinhos, o local agora tem um hotel para insetos.

A ideia é simples, mas pode ser de grande ajuda para as verduras e frutas das hortas do Cemeia. Construído com restos de madeira em decomposição, bambu, rolha e pinha, o hotel conta com seis “ambientes” para abrigar os insetos que ajudarão na polinização e defesa das hortas do Projeto.

No cultivo orgânico, sem o uso de agrotóxicos, é preciso encontrar alternativas naturais para o controle de pragas. “A joaninha, por exemplo, para a horta é bem-vinda porque ela é predadora de pulgão, muito comum em couve. Com isso, não precisamos utilizar defensivos agrícolas na plantação”, conta o técnico agrícola da Sagra e coordenador do Cemeia, Guto Camargo.

Os insetos ajudarão ainda no processo de polinização das flores, ou seja, a alternativa é uma via de mão dupla. O Projeto Cemeia agora oferece um cantinho de proteção para os insetos e, em troca, eles atuam na defesa das hortas e na polinização. Além da ação direta na plantação, o hotel também será mais uma iniciativa em demonstração que poderá ser vista por quem visitar o Cemeia.

Sobre o Projeto Cemeia
O Projeto Cemeia faz parte do Programa Agricultura Urbana e é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com as Secretarias de Educação e Administração. A aposta do Projeto é trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato.

“Você conhece o pé de alface para consumo. Se a gente deixar passar daquele ponto, ele vai soltar uma florescência e você não vai saber o que é esse pé de alface. São essas curiosidades que vamos trazer para esse projeto, tudo trabalhado com sustentabilidade”, afirma Guto Camargo.

O projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.

Além de demonstrar e aproximar as pessoas do processo produtivo do alimento orgânico, o Cemeia também está aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta.

Serviço
Cemeia
Local: Almoxarifado Centra da Prefeitura
Endereço: Av. Rodrigues Alves com Av. Hélio Pólice

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes