29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

PM Ambiental de Botucatu orienta sobre animais silvestres como o Tamanduá Bandeira

Na região de Botucatu, cuja a Mata Atlântica faz limite com áreas de Bioma Cerrado, temos a ocorrência de uma enorme variedade de animais silvestres desses dois Biomas.

Ao mesmo tempo que somos contemplados com a possibilidade de observa-los, também, é necessário estarmos atentos a nossa segurança e a dos animais silvestres, sendo de suma importância a adoção de comportamentos consciente e de respeito a vida selvagem, sendo necessária a adoção de alguns cuidados.

Entre os animais mais avistados está o Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla), endêmico da Amerca do Sul e América Central. Espécie de porte médio que pode chegar a 2,1 metros de comprimento e pesar até 41 kg, vivendo em média 15 anos.

Ele é facilmente reconhecido pelo seu focinho longo e padrão característico de pelagem. O Tamanduá Bandeira, por sua vez, possui o hábito noturno, e sua dieta se baseia em insetos como formigas e cupins.

Esse animal utiliza florestas e áreas úmidas para descansar durante o dia. Já a noite prefere áreas abertas para procurar alimentação, o que o torna um animal bastante avistado em nossa região.
Porém esse habito noturno o torna um animal atrelado a um triste índice de atropelamento, pois devido pelagem escura que possui, dificulta sua visualização pelos motoristas no período noturno.

Diante das informações a Polícia Ambiental orienta a população, a redobrar a atenção e reduzir a velocidade em locais próximos a vegetações e de ocorrência de animais silvestres.

É também é importante lembrar que, assim como todo animal de vida livre, o Tamanduá é um animal que pode ser perigoso ao ser humano, em razão do seu instinto de sobrevivência, enxergando o ser humano como um risco para ele, podendo ser muito agressivo, pois possui longas garras e uma forte musculatura nas patas frontais.

Dessa forma é importante a população, não tentar conter ou capturar esse animal, pois existe risco de ferimento tanto para o ser humano quanto para o animal. Além do cidadão, poder responder administrativa e penalmente pela captura sem a autorização do órgão competente.

Cabe salientar que em razão, da crescente expansão urbana, qual avança e faz limite com áreas naturais, cada vez mais o avistamento desses animais fará parte do nosso cotidiano. Assim é necessário ter em mente que o Tamanduá quando solto em uma área aberta não precisa ser resgatado, pois ali é seu habitat, sendo que capturá-lo e levá-lo para outro local irá gerar prejuízos ao animal, pois se trata de uma espécie territorialista.

No caso do animal estar ferido ou preso em residência, contate a Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros ou a Guarda Municipal para realizar a contenção, manejo e regate. Não tente fazer sozinho, pois além dos problemas já citados ao capturá-lo, os animais silvestres são hospedeiros de parasitas e doenças.

A natureza é belíssima e é o dever constitucional de todos cuidar dela para a presente e futuras gerações.

Maiores informações e esclarecimentos podem ser obtidos junto a Polícia Militar Ambiental de Botucatu, através do telefone 14 38826070.

Responsável pela informação: 1º Sgt PM Alcides Alves Junior, Responsável pelo Comando do Pelotão de Polícia Ambiental de Botucatu.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes