24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu e São Manuel realizaram mais de 3 mil castrações de cães e gatos em 2019

Uma das grandes preocupações referentes à causa animal no Município era a castração de cães e gatos. Pensando nisso, a Prefeitura de Botucatu vem desenvolvendo ações que multiplicaram a oferta desse serviço na Cidade.

Até o ano de 2017, as castrações eram realizadas através de convênios com ONGs do Município, e foram realizados 1.527 procedimentos em cães e gatos.

A partir de 2018, a Prefeitura passou a gerenciar o processo de castração, desde o seu agendamento. Parte das ações foi feita através de licitação com clínicas especializadas da Cidade, e outra parte pela própria equipe do Canil Municipal.

Em 2019, a Prefeitura conseguiu realizar 2.459 castrações, 775 a mais do que em 2018.

“Nosso objetivo com essa mudança foi aumentar a quantidade de castrações, tornar o acesso às ONGs, protetores e população mais abrangente, ter maior controle dos procedimentos, além é claro de ter maior atenção para a qualidade deste serviço. Se somarmos esse trabalho feito pela Prefeitura ao papel fundamental das ONGs em 2019, tivemos quase 5 mil castrações de cães e gatos na Cidade”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Além das castrações de cães e gatos, duas outras ações foram de extrema importância em 2019 para a causa animal: uma foi a aquisição de microchips que estão sendo implantados em todos os cães e gatos castrados pela Prefeitura; a outra foi a criação de uma equipe exclusiva para averiguação de denúncias de maus tratos na Cidade.

“Os chips são menores que um grão de arroz e estão ligados a um sistema, a exemplo de um RG, armazenando informações do animal, como o nome e documentos do proprietário, endereço e um telefone de contato. Já implantamos os chips em 915 animais. Já a equipe montada para apurar as denúncias mostrou-se muito efetiva desde a sua criação em setembro de 2019, atendendo 427 solicitações. Nossa intenção é melhorar ainda mais estes serviços em 2020”, finaliza Rodrigo Rodrigues, o Palhinha, assessor especial da Prefeitura para a Causa Animal.

São Manuel

Unidade Móvel utilizada em São Manuel

A Administração Municipal através do Centro de Controle de Zoonoses vinculado a Diretoria Municipal de Saúde, promoveu pela primeira vez na cidade de São Manuel a realização de mutirão de castrações abrangendo todo o município, com o intuito de reduzir a população de animais errantes e potenciais reservatórios de zoonoses, melhorando assim o bem estar da população e dos animais.

Ao todo foram realizadas 740 castrações entre cães e gatos (machos e fêmeas). Os procedimentos foram divididos por bairros, em locais estratégicos para facilitar o deslocamento dos munícipes e seus animais selecionados até o castramóvel.

Com essas castrações, a estimativa da redução populacional foi de aproximadamente 7.832, considerando fêmeas (caninas e felinas) em idade reprodutiva, durante 1 ano, ao longo da gestão seriam 31.328 animais a menos.

Para o ano 2020 novo mutirão está sendo programado para que o Município passe a ter um controle mais efetivo sobre a população de animais errantes, melhorando assim a vida dos animais e consequentemente cuidando melhor da saúde pública de todos os Munícipes.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes